Em 19 de abril de 1994, Nas lançava ‘Illmatic’, seu 1º álbum de estúdio

Capa do álbum ‘Illmatic’. Foto: Reprodução/Google

Um dos maiores clássicos da chamada golden era do Hip-Hop, o álbum Illmatic, do rapper NAS, foi lançado num dia como hoje, em 19 de abril de 1994, portanto há 26 anos atrás.

Com produções do mestre dos beats DJ Premier, além de Large Pro, Pete Rock e Q-Tip, o álbum vem com dez faixas. Também assinam os instrumentais do álbum, Rockwilder, Vibesmen, Nick Fury e Marley Marl.

A capa do disco tem uma história curiosa. Ela foi inspirada na capa do disco de jazz da banda Howard Hanger Trio, intitulado A Child Is Born, lançado em 1974.

Sucesso absoluto de crítica, ganhando 5 estrelas de veículos especializados como o AllMusic e Mojo, o álbum traz verdadeiros hinos dos anos 90, como “NY State Of Mind“, “Life Is A Bitch“, com participação do rapper AZ, “The World Is Yours” (assista acima) e “It Ain’t Hard To Tell“.

DJ Premier, Q-Tip, Nas e Large Pro. Foto: Reprodução/Google (Clique para ampliar)

O crítico de música do jornal USA Today, James Jones, por exemplo, afirma em seu artigo que as letras de Nas neste disco só se comparam a poesia do Public Enemy e também elogiou o MC do Queens por descrever honestamente a vida sombria do gueto, sem recorrer ao sensacionalismo e misoginia dos rappers de gangsta contemporâneos.

“Illmatic” vendeu mais de 50 mil cópias em sua primeira semana após o lançamento, e pontuou em 12º lugar nas paradas da Billboard 200.

Ouça a Mixtape Especial de 25 anos do álbum

Em janeiro de 1996, o disco ganhou certificação de Ouro pela RIAA e em 2001 passou a ter certificação de Platina, com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Estima-se que o disco vendeu mais de 2 milhões de cópias até fevereiro de 2019.

A seguir você confere um documentários sobre o álbum (legendado em espanhol), alguns videoclipes e escuta o álbum na íntegra!

Assista ao documentário “Time is Illmatic”:

Confira “Life Is a Bitch” ao vivo:

https://fb.com/depdesigncriacao
DEP Design & Criação

Assista ao vídeo de “It Ain’t Hard To Tell”:

Escute o álbum “Illmatic” completo:

*Publicado em 19/4/2017. Última edição 19/4/2020.

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.