Hoje é dia de clássicos com The Roots e A Tribe Called Quest

Capa do álbum do The Roots

Existem discos que os nomes e as histórias dos artistas já dizem tudo. Em outros casos, além do nome e a história, as participações e os produtores já fornecem tudo que você precisa pra entender o porque o disco é um clássico. Em 24 de setembro, de 1991 e de 1996, foram lançados respectivamente os álbuns – ‘The Low End Theory‘ segundo disco do A Tribe Called Quest e ‘Illadelph Halflife‘ terceiro disco do The Roots.

São dois grupos com ideias muito parecidas, nas atitudes, nos temas das letras e na ligação do Rap com o Jazz e outras vertentes da música negra.

O disco do The Roots é aquele que ficou famoso por conta da música “What they do”, com participação de Raphael Saadiq. A música é uma critica a mentira e falsidade que começava a aparecer exaustivamente em alguns vídeos de Rap, cheios de ostentação. A letra já começa assim – “Geração perdida, nação em ritmo acelerado / População mundial enfrenta sua frustração / Os princípios do verdadeiro hip-hop foram abandonados / É tudo contratual e sobre ganhar dinheiro”.

Essa imagem traz uma das páginas da Revista The Source sobre o disco e um flyer de divulgação da gravadora, com 10 motivos/opiniões para ter esse disco (clique na imagem para ampliar)

Um grupo com o nome “As Raízes”, não poderia deixar de fazer uma critica nesse sentido. A produção do disco foi praticamente toda do Questlove, na época apenas Question, junto com seus companheiros de banda e algumas parcerias. Slimkid3, do Pharcyde, é um dos que participaram da produção, assim como o já citado Raphael Saadiq, Q-Tip, entre outros. Nas participações ainda tem Common, Bahamadia e D’Angelo, além de alguns músicos de Jazz.

Assista ao vídeo de “What they do”

O disco tem 20 faixas e uma particularidade, uma invenção da banda. Na verdade, as músicas são numeradas da faixa 34 a 53. É uma continuação dos dois primeiros discos, o ‘Organix’, que vai da 01 a 17, e o ‘Do You Want More?!!!??!’, que vai da 18 a 33.

Alguns convidados que participaram desse álbum, Common, D’Angelo e Q-Tip, foram a base, com Questlove, para a criação do coletivo Soulquarians, que ainda tinha em sua formação Talib Kweli, Mos Def, James Poyser, Erykah Badu, J Dilla e Bilal, no final dos anos 90. Este álbum foi mais um da banda lançado pela Geffen Records, que era da Universal. Em 2008 teve um incêndio nos Estúdios Universal, que destruiu cópias de filmes, séries e também as masters desse álbum.

Assista aos videoclipes dos singles – “Clones” e “Concerto of the Desperado”

Ouça o disco

PUBLICIDADE
Capa do álbum do A Tribe Called Quest

O disco do A Tribe é clássico entre os clássicos. Foi todo produzido por eles mesmos, com alguma ajuda, mas prevalecendo as ideias de Q-Tip.

A criação e as gravações começaram enquanto eles ainda estavam fazem shows do álbum de estreia. Phife havia acabado de descobrir a doença que acabou sendo a causa da sua morte em março de 2016, a diabetes. Ele cogitou deixar o grupo, não apenas pela doença, mas ele sentia que Q-Tip dava pouco espaço pra ele, e era verdade. Entraram em um acordo e Phife teve uma grande participação no álbum, revelando as qualidades do seu lado MC e letrista que até então não tinha aparecido.

Um cara que deve ter um quadro deste disco em casa, ou talvez até tatuado no corpo, é o Busta Rhymes. Ele participou do single “Scenario”, junto com Dinco D e Charlie Brown, seus companheiros no Leaders Of The New School. Ele roubou a cena nessa música e se tornou a grande revelação do álbum e do Rap naquele momento. Participaram também do disco: Lord Jamar, Diamond D e Sadat X, em “Show business”. Nessa música temos a utilização de trechos da música “Mandamentos black”, de Gerson King Combo. Já na música “Verses from the abstract” participaram a cantora Vinia Mojica e o músico de jazz Ron Carter.

Q-Tip e Dr. Dre com os clássicos em mãos e mais um na parede – Foto postada no Instagram do Dr. Dre em 24/9/2018

Com seu âmago centrado basicamente nas influências do jazz e do soul, o disco traz um total de 14 músicas, que influenciaram gente como Dr. Dre, 9th Wonder, Pharrel e Mad Lib. Só isso! São muitos os samples utilizados e por conta disso, abaixo além do disco completo, deixamos também uma mixtape muito boa do DJ Hellee Hooper, onde ele mixa as músicas e alguns dos samples usados.

Assista ao vídeo de “Scenario”

Assista aos videoclipes dos singles – “Jazz (We’ve Got)” e “Check the rhyme”

P.S.: Todos os discos que relembramos aqui no BF, merecem um documentário para cada um deles, tamanha a riqueza de detalhes e a importância. Mesmo assim deixamos registradas as lembranças e elas poderão ser atualizadas a cada ano com mais profundidade.

Ouça o disco

Ouça a Mixtape (track list abaixo)

ATCQ – Check The Rhime (Mr. Muhammed’s Mix)
Dalton & Dubarri – I’m Just A Rock ’N’ Roller
Average White Band – Love Your Life
ATCQ – Check The Rhime
Minnie Riperton – Baby, This Love I Have
Sly & The Family Stone – Advice
ATCQ – Skypager
Eric Dolphy – 17 West
ATCQ – Bugging Out
Jack Dejohnette’s Directions – Minya’s The Mooch
Lonnie Smith – Spinning Wheel
Funkadelic – Let’s Take It To The People
Willis Jackson – Don’t Knock My Love
ATCQ – Everything Is Fair
Willis Jackson – Ain’t No Sunshine
Eric Mercury – Long Way Down
Sly & The Family Stone – Stand
ATCQ – Rap Promoter
The New Birth – Keep Doin’ It
Art Blakey And The Jazz Messengers – A Chant For Bu
ATCQ – Excursions
The Last Poets – Time Is Running Out
The Shades Of Brown – The Soil I Tilled For You
Uncle Willie’s Dream – Paul Humphrey
ATCQ – What?
Grant Green – Down Here On The Ground
ATCQ – Vibes And Stuff
Gary Bartz – Gentle Smiles
Chuck Jackson – I Like Everything About You
ATCQ – Butter
Weather Report – Young And Fine
Five Stairsteps – Don’t Change Your Love
Jimmy McGriff – Green Dolphin Street
ATCQ – Jazz (We’ve Got)
Mountain – Long Red
ATCQ – Jazz (We’ve Got) (Re-Recording)
Freddie Hubbard – Suite Sioux
Jackie Jackson – Is It Him Or Me
ATCQ – The Infamous Date Rape
Heatwave – The Star Of A Star
ATCQ – Verses From The Abstract
Joe Farrell – Upon This Rock
Verrannte & Teicher – Midnight Cowboy
The Fatback Band – Wicki Wacky
ATCQ – Show Business
Gerson King Combo – Mandamentos Black
Brother Jack McDuff – Oblighetto
ATCQ – Scenario
Jimi Hendrix – Little Miss Lover
Kool & The Gang – Soul Vibrations
ATCQ -Scenario (Remix)
The Emotions – Blind Alley
Ohio Players – Estacy

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.