Resistência Sonora | Saiba mais sobre a primeira faixa composta e gravada por Mano Flér

1
404

Nosso irmão Gilberto Yoshinaga (Gilponês) está passando por um momento delicado e precisa da nossa ajuda, se você o conhece acesse o link para entender a situação e colabore como puder, você pode compartilhar o link e fazer com que chegue em outras pessoas. Juntos somos mais fortes! É só clicar no texto.

As edições do Resistência Sonora são gravadas e transmitidas ao vivo nos nossos canais da Twitch e do YouTube. Se não conhece, já segue, se inscreve e ative as notificações para não perder, pois você pode participar trocando ideia com a gente no chat enquanto o programa é gravado. Em todas as edições o que predomina é o Rap feito no Brasil, lançamentos e raridades do nosso acervo, sempre priorizando músicas que não estão nas “paradas de sucesso”. O programa é para todos, mas principalmente para quem não quer que seu gosto seja decidido pelos algoritmos das redes e plataformas. Pode ter certeza que você vai ouvir músicas que dificilmente serão tocadas em algum outro lugar de forma orgânica.

Nessa edição tem Rap de SP, MG, RJ, BA, PR, GO, etc… O destaque fica para a primeira música escrita por Mano Flér, quando ele tinha cerca de 12 anos de idade, a música foi composta em meados de 1995 e lançada oficialmente em 2002 na coletânea ‘R.A.P – Revolução Através da Política’. É um álbum com 12 grupos de 10 cidades do Paraná e foi idealizada pelo DJ KSK, um dos pioneiros da Cultura Hip Hop na cidade de Londrina. Em dezembro de 2003 escrevi sobre essa coletânea no Bocada Forte e o Mano Flér, que pra muitos é novidade, já estava nessa coletânea representando Londrina com o grupo Realidade Street e a música “Gostaria”.

Print da coluna de 2001 e o texto do encarte – #AcervoBF

Peguei o CD esses dias e voltei a ler o encarte, que traz um texto do DJ KSK sobre a importância da política em nossas vidas e me deparei com algo que eu não lembrava. Para a construção desse texto ele utilizou trechos de um texto que escrevi em minha coluna aqui no Bocada Forte em 2001. Como o texto era sobre o mesmo assunto, ele aproveitou algumas partes “sampleou” e “mixou” as minhas ideias com as dele. Em 2001/2002 vivíamos um momento político com algumas semelhanças com 2022, inclusive o candidato que venceu as eleições é o mesmo que ao que tudo indica irá vencer esse ano.

Nessa edição você vai ouvir Alquimistas, Lheo Zotto, Nível de Cima, Rua de Baixo, Mr. Bomba, Mahal, Pazsado, Os Agentes, O Levante, Nossa Conferência, Nairobi, Jota Ghetto, Fator do EG, Hurakan, Manos de Fé e Stéfanas.

Acompanhe ao vivo também em – bocadaforte.com.br/live

centralhh.com.br
PUBLICIDADE – Central Girls patrocina essa sessão

1 comentário

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.