O grupo Alquimistas acaba de lançar o álbum ‘Prata’, disco que faz parte da trilogia que começou em 2014 com o disco ‘Chumbo’. Tanto o grupo como cada um dos integrantes são de grande importância para a Cultura Hip Hop na cidade de São Paulo, mas principalmente em São Bernardo do Campo e todo ABCD (Santo André, São Caetano e Diadema).
Na metade dos anos 90, pelas ruas do centro de SP, conheci o “Carioca”, (de pé, camisa branca nessa foto destaque da demo no YouTube) sangue bom demais, que só depois de alguns anos fui saber que ele fazia Rap, atendia pelo apelido de Big Filho e fazia parte dos Alquimistas. Foi pelas mãos dele e do Blackalquimista que chegou pra mim o 1º CD Demo do grupo com as faixas produzidas pelo beatmaker mais desconhecido, mais sujo e pesado dos anos 90, DJ Som3, zica dos “fatbeats” – se não conhece, pesquise sobre, o #AcervoBF tá aí, fique à vontade.
Ouça a Demo 1999
Essa Demo foi lançada em 1999, já o grupo surgiu em 1998 e atualmente é formado por três integrantes da formação original e um novo membro – Blackalquimista, Scan dLooP, Nekaffi Edaz e o mais novo de todos eles, o beatmaker Bruno Bap. Os outros integrantes da primeira formação eram Pqno Alquimista (DJ), Big Filho, Guriz Nyack e depois também DJ Simão Malungo. Não dá pra falar deles sem citar a militância contra o racismo, a violência e a luta por direitos, cultura e educação, algo que já vinham fazendo bem antes do grupo com a criação da Posse Hausa (26/06/1993).
A alquimia, a transformação do chumbo em prata, começou em 2018 e tudo foi feito no Oráculo Estúdio com os beats das 12 faixas produzidos por Bruno e Black. Logo de cara o que chama a atenção é a quantidade de DJs que participam do álbum. Só contextualizando, vivemos tempos em que os DJs são esquecidos e ignorados por pessoas que dizem fazer Rap, enquanto isso o maior grupo de Rap do nosso país viaja o Brasil e o mundo levando ao palco 3 DJS e os Alquimistas colocam em seu mais novo álbum, NOVE DJS. Se liga na lista – Dandan, Nyack, Nato_PK, Simão Malungo, RM, Novset, Batata’Killa, Jamal e Lord.
Assista a entrevista com Blackalquimista
Nas vozes as participações são em menor número, mas traz um pessoal da melhor qualidade – Rodrigo Ogi, Mascote, Dnilw Soulza, Pith Ramos e Monny Soul. Quem não acompanha a caminhada do grupo, precisa ouvir o álbum anterior e acompanhar a sequência, pra entender todo o contexto, a alquimia, a transformação e até evolução de um para o outro. Hoje escrevi aqui só pra avisar que foi lançado, ainda estou escutando e espero em breve trazer mais impressões e detalhes sobre a obra.
Se você chegou até aqui e nunca ouvir falar em um grupo de Rap chamado Alquimistas, procure mais informações pois eles fazem parte da construção do Hip Hop brasileiro. Estão além de likes, views, follows, algoritmos e as plataformas exploradoras. São parte importante da vida real que os pseudo-influenciadores guiados pelas time lines, fios, trends, memes e dancinhas vazias não conseguem enxergar ou ignoram, pois não dá engajamento.
Abaixo você ouve o álbum ou CLIQUE AQUI para escolher onde ouvir
Confira os vídeos no nosso canal e se inscreva
[rfw-youtube-videos height=”300px” width=”32%” bgcolor=”black” fullscreen=”false” margin=”1px 1px 1px 1px”]
[…] edição você vai ouvir Alquimistas, Lheo Zotto, Nível de Cima, Rua de Baixo, Mr. Bomba, Mahal, Pazsado, Os Agentes, O Levante, Nossa […]
[…] do Tempo’. Para quem não o conhece ele é DJ e beatmaker, nessa época era DJ do grupo Alquimistas, também fez parte do Resumo do Jazz, Afroverso, Posse Hausa, entre outros. Ele continua em […]