SP-1200 | Engenheiro e beatmaker francês realiza o sonho dos amantes da Golden Era

0
2
SP-1200

Se você faz Rap e nunca ouviu falar na SP-12 ou na SP-1200, pesquise sobre, elas foram fundamentais na construção das principais trilhas sonoras da Cultura Hip Hop. Marley Marl, Easy Mo Bee, Pete Rock, Large Professor, Lord Finesse e mais uma infinidade de produtores usaram e ainda usam essas máquinas para desenharem suas batidas. No Brasil, Black Alquimista é um dos maiores especialistas na máquina, mas tem muitos outros que constroem seus beats nas SPs. A SP-12 e a sua evolução, a SP-1200, são baterias eletrônicas e sequenciadores que foram criadas depois da metade dos anos 80 pela empresa E-MU Systems. A intenção era que elas fossem usadas por produtores do estilo chamado de “dance music”, mas tenho certeza que eles não imaginavam o quanto essas máquinas seriam importantes para o Rap.

PUBLICIDADE – CONHEÇA A LOJA CENTRAL GIRLS

Elas não são máquinas tão populares hoje em dia, muitos conhecem os modelos de MPC e vários outros equipamentos e softwares mais atuais. Mas para a alegria de muita gente ao redor do mundo, o engenheiro eletrônico e beatmaker francês Low Hiss criou um software que traz a SP-1200 para dentro do seu computador, celular ou tablet. Esse mesmo mano já vinha trabalhando na reprodução de uma réplica física, um clone da SP-1200.

Assista ao vídeo de um protótipo criado por Low Hiss em ação

Mas agora ele foi mais longe e causou uma euforia no mundo dos beatmakers com a criação da eSPi, assim ele batizou o seu brinquedo. Como ele mesmo deixa claro no site do produto – “é feito de beatmaker para beatmaker”. Não é algo criado por uma empresa que não entende nada e por isso tem recebido elogios de grandes nomes da cena.

Se liga no vídeo de algumas lendas testando o software

Hiss disponibilizou uma versão gratuita, que tem limitações e as versões pagas para qualquer computador e outra para celulares, funciona nas principais plataformas. São versões de teste, mas ele garante que foi o que chegou mais próximo da sonoridade original da SP. Além disso ele eliminou a limitação na duração dos samples, colocou filtros e efeitos e ainda conseguiu que o beatmaker utilizasse junto com o software controladores ou teclados. As atualizações vem sendo feitas e ele vai informando tudo no site e nas suas redes sociais. Para quem quer um som com o peso e a sujeira dos anos 80 e 90, não perde tempo e aproveite a oportunidade de experimentar o software.

[+] Acesse o site e faça o download

Confira abaixo uma das últimas atualizações que ele postou

No YouTube ele já postou alguns tutoriais. Veja um dos primeiros vídeos

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.