Responsável pelo site ‘WhoSampled’ é destaque da Revista Bocada Forte

DJ Chris Read. Foto: Paz Dean (2012)

Há algum tempo atrás descobrir os samples usados nas produções de Rap poderia até ser um esporte olímpico. Parece que estou exagerando, mas é a real. Se o xadrez é considerado esporte, a garimpagem de DJs e amantes do Rap atrás dos “originais” poderia – na verdade ainda pode – ser considerado um esporte.

Antes da era que vivemos hoje, tipo até 2008 mais ou menos, descobríamos samples de várias formas, muitos por acaso, alguns por terem sido tirados de músicas muito conhecidas, outros porque o produtor utilizou um loop fácil de identificar, mas tem gente que é especializada no assunto. Temos profissionais nível hard quando o assunto é identificar samples, tanto que existem produtores que contratavam esses especialistas para ajudar na pesquisa dos samples a serem usados.

Citei o ano de 2008 como referência, pois é o ano que marca a fundação do site Inglês WhoSampled (Quem Sampleou). Criado por Nadav Poraz, o site é hoje a maior fonte para consultar quem usou o que, onde, quando, como, quantas vezes, de que forma e por aí vai. Nós, a Equipe dos tiozinhos do Bocada Forte, fazemos parte desse pessoal que gosta de saber o que foi usado na construção de um instrumental, seja um groove, uma guitarra, uma linha de baixo, os kits de bumbo e caixa, colagens, frases, diálogos, etc.

Com esta curiosidade toda resolvi procurar alguém do WhoSampled e trocar uma ideia, entender um pouco sobre quem está por trás de um site totalmente colaborativo, onde o usuário pode pesquisar e também alimentar o acervo. Hoje o linha de frente nessa função é o DJ e produtor inglês Chris Read, um grande nome, mas pouco conhecido da maioria dos brasileiros, talvez vocês já tenham ouvido alguma de suas mixtapes no Bocada ou em alguma outra plataforma.

Ouça a mixtape de 25 anos do disco ‘The Main Ingredient’ de Pete Rock e CL Smooth

Em mais de 20 anos como DJ ele já fez mais de uma centena de mixtapes, a grande maioria delas de Rap. Uma carreira que começou com apenas 15 anos de idade, mas com cerca de 11 anos ele já colecionava discos e resolveu se tornar DJ, como ele mesmo diz: “para fazer um uso criativo dos discos da minha coleção”. Aos 18 anos, com a intenção de compartilhar e encontrar pessoas com o mesmo gosto musical, ele começou a promover festas em Londres.

Durante 10 anos foi o DJ residente de uma das maiores festas do Reino Unido, a Substance e por 2 anos trabalhou como DJ na rádio BBC 1xtra, o que ajudou muito para que ele conseguisse destaque na cena. Seus projetos ligados a música são grandes, importantes e envolvem gravadoras como a BBE, Suburban Architeture, Different Drummer, a revista Wax Poetics e o site Classic Material. Além de tudo isso, ele é o responsável por administrar, gerenciar e supervisionar todo o conteúdo da plataforma WhoSampled.

Ouça a mixtape de 30 anos do disco do De La Soul ‘3 Feet High and Rising’

A gente trocou ideia sobre as suas mixtapes, música brasileira, técnicas de DJs, as leis em relação ao uso de samples e muito mais. Esta entrevista e a matéria estão ótimas, mas o conteúdo na íntegra, vai sair na próxima Edição da Revista Bocada Forte. Fiquem atentos, será mais uma Edição Especial e o conteúdo vai surpreender mais uma vez!

Os tiozinhos da web não brincam em serviço. Enquanto isto confiram as duas primeiras edições da Revista BF.

Confira a Edição Zero (CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD)

Confira a Edição 01 (CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD)

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.