Carregando agora
×

Palavras & Afins: Café

Palavras & Afins: Café

ESPALHA --->

O café vai chegar, ele tira a mochila de cima da mesa. Seus amigos, que não via há tempos, continuam uma intensa conversa sobre questões literárias e raciais. Nem sabe como isso começou.

Como alguém lê com a cabeça cheia de problemas? Como se estuda com as dívidas cercando seu território por meio de mensagens no celular, e-mails, ligações? Como assistir aos filmes cult e comentar as séries sobre distopia e política e ainda ter tempo de cuidar da família, acompanhar os mais novos, apoiar os mais velhos?

Antes que ele tente responder, mais perguntas: Como está seu inglês? Lembro que você tinha começado a fazer outra faculdade depois de muitos anos parado, ainda continua escrevendo? Como assim, você não está acompanhando essa discussão fundamental para nossa cultura, nossa classe, nossa raça? Você não consegue ir naquele evento onde vamos preparar os próximos passos para nossa luta?

Que luta? Como assim? 

Ele ouve um pouco da conversa que rola em outra mesa: Hoje em dia, a pessoa só precisa de um celular, uma conexão e força de vontade para falar sobre o que sabe e conquistar seguidores. 

Os da sua mesa reclamam: Não fique tão isolado assim. Mandamos uns links aí no Whatsapp, leia, fique por dentro e depois nos diga o que acha. 

Ah, e esse subgênero do rap que está em alta? Viu quantos documentários sobre arte urbana foram lançados neste ano? Ainda está nessa parada de Hip Hop? No ano que vem, o ícone da nossa cultura e militância vai palestrar aqui no Brasil, consegue ir? Gostaria muito de ouvir sua opinião. 

O que? Não conhece a cena alternativa fora do eixo Rio/SP? E naquela exposição, já foi? Já leu os editais que saíram?  E aquele concurso público? Você sabe que parou no tempo? Não aguentou o tranco, né? 

Ele pensa: Alguém ainda me escuta e presta atenção por alguns instantes sem apresentar aquele olhar compadecido e apressado?

Continuam…

Está trabalhando no que atualmente? Quantos anos você tem mesmo? Vamos marcar outro encontro? Quando estiver mais tranquilo, mande mensagem…

O café esfria. Como na maioria das vezes, bebe assim mesmo.  No calor do reencontro com os amigos, entre a ventania e sorrisos, sabe que tudo isso diz muito sobre ele e os muros construídos ao seu redor.