Memória BF | 25 anos do disco ‘Dah Shinin’, da dupla Smif-N-Wessun

Capa do álbum

Este mês, no dia 10 de janeiro, o disco ‘Dah Shinin” da dupla Smiff-N-Wessun completou 25 anos.

Sei que é repetitivo, mas sempre que falarmos de álbuns de Rap dos anos 90 teremos que repetir “é um clássico do Rap mundial”, “um dos discos mais importantes” e coisas do tipo.

Nós, a equipe da primeira geração do Bocada Forte, vivemos a Golden Era, então muitos desses discos fazem parte da nossa história de vida e formação musical. Eu mesmo, tenho dois desse álbum em vinil e dois singles, ia vender uma cópia do álbum duplo para o DJ Primo, mas infelizmente não deu tempo.

No dia 9/1 eles fizeram um vídeo para promover o show de 25 anos do disco

A primeira vez que ouvi esse disco foi em vinil também, com um amigo DJ que sempre tinha uns discos importados, DJ Teré, da ZL de SP. Peguei o disco emprestado pra gravar em fita e não queria mais devolver. A dupla, formada por Tek e Steele, faz parte do coletivo Boot Camp Clik (BCC), que é uma das bancas mais conceituadas do Rap de Nova York e estão todos juntos até hoje. Eles foram apresentados no disco ‘Enta Da Stage’, álbum de estreia do Black Moon, grupo mais conhecido da BCC. A produção foi toda do Da Beatminerz (DJ Evil Dee, Mr. Walt, Rich Blak e Baby Paul), que até hoje são os responsáveis pela maioria das produções da Crew. Todos eles são do Brooklyn, um verdadeiro exército das ruas, inclusive tem uma marca de botas muito famosa, que deve muito de suas vendas para o público da Cultura Hip Hop a eles.

Assista ao vídeo de “Wontime”

Todos os scratchs e colagens são do DJ Evil Dee, e é na abertura “Timz N hood chek” que ele já se apresenta e no título está explicita a propaganda da famosa marca de botas. Nas colagens foram usados, entre outros, trechos da participação da dupla na música “Black Smif-n-Wessun” do Black Moon. Vale muito a pena pesquisar sobre os samples usados neste álbum, principalmente a geração atual, para entender porque o Da Beatminerz estão entre os melhores produtores de Rap. Suas produções casaram perfeitamente com as rimas e os flows de Tek e Steele, ora como Rap puro ora com pitadas de ragga.

Assista ao vídeo de “Let’s git on”

No total, o CD tem 17 faixas (no vinil são 13), sendo que a faixa título é um instrumental e também tem um interlúdio. Foram lançados três singles, cada um com duas faixas e todos elas se tornaram clássicos. Em ordem de lançamento, o primeiro a ser lançado foi o de maior sucesso, o clássico “Bucktown”. O lado B do single é a música “Let’s git it on”, uma das faixas que não está no vinil e tem a participação de mais um membro da BCC, Rock do Heltah Skeltah. Rock também participa do segundo single do álbum, a faixa “Wontime”, que traz no lado B a “Stand strong”. O último single a ser lançado foi da “Wrekonize”. Essa também não está no vinil e a faixa do lado B é muito mais famosa do que as outras, e até hoje é muito tocada nos sets de ragga de vários DJs. Trata-se da “Sound bwoy bureill”, com a participação de Starang Wondah, Top Dog e Louieville Sluggah de mais um grupo da banca, o Originoo Gun Clappaz (O.G.C).

Assista ao vídeo de “Sound bwoy bureill”

Vale aqui destacar a música “Cession at da doghillee”, pois nessa estão todos os principais membros da BCC rimando juntos pela primeira vez em registro oficial. Além dos já citados antes, estão Sean Price ou Ruck, apelido que usava no Heltah Skeltah, inclusive ele é o primeiro a rimar nessa faixa. O refrão fica por conta do mestre dos refrões e parte executiva da Duck Down e BCC ao lado de Dru-Ha, o lendário Buckshot.

Assista a dupla ao vivo no projeto Tiny Desk em 2018

Se você chegou até aqui e nunca ouviu esse álbum, ouça! É fundamental para entender muita coisa, principalmente sobre o bairro do Brooklyn, essa banca é a essência do Rap do bairro. A propósito, entre os vários samples usados, um deles é da música “We live in Brooklyn”, de Roy Ayers, que está no álbum ‘He’s coming’ e que inspirou a foto da capa: eles usaram na faixa “Home sweet home”. Em abril de 2019 tive o prazer de trocar uma ideia com Steele, pra falar principalmente do álbum ‘The All’, último trampo da dupla, produzido pelo 9th Wonder. Clica aqui e confere!

Ouça o álbum completo

Aproveito o post e deixo abaixo mais duas indicações lançadas esse mês. Uma é o vídeo da música do Tek com participação do Nas, que está na mixtape ‘The Lost G-Mixes’. Esta mix é uma preparação para o seu álbum solo, que vai se chamar ‘Priceless’. A outra indicação é uma música do Rock, com participação de Ron Brownz.

Assista ao vídeo de “Brooklyn Shootouts” clique e ouça a mixtape completa

Assista ao vídeo de “Pay me”

http://centralhh.com.br/produto/publicidadebf/112455
Anuncie no BF e fortaleça a mídia alternativa!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.