‘Hell on Earth’, clássico do Mobb Deep, completa 23 anos

Cartaz de divulgação do lançamento (clique para ampliar)

É um prazer poder escrever sobre discos clássicos, ainda mais quando você tem eles na estante. Pegar o disco, tirar da capa, colocar pra tocar de ponta a ponta e nem levar em consideração que ele foi lançado há 23 anos atrás.

Em 19 de novembro de 1996, a dupla do Queens, Mobb DeepHavoc e Prodigy – lançavam o álbum ‘Hell on Earth’, uma obra prima do Rap. A única ressalva que eu tenho sobre o Mobb Deep, é o fato de em toda carreira eles não valorizarem muito o uso de DJs nas músicas, isso acabou influenciando muita gente a fazer o mesmo. No mais, é um dos grupos de Rap que mais escuto, você não precisa entender inglês para saber que eles estão falando sobre a realidade nua e crua das ruas do gueto. É como ouvir Public Enemy sem entender inglês, você sabe que eles não estão falando besteira.

Assista ao vídeo de “G.O.D. Pt. III”

Os timbres dos bumbos e caixas, os samples, os efeitos e a malícia no flow deixam bem claro qual é o assunto das letras, é Rap de quebrada e da melhor qualidade. Eles não conseguiram emplacar um grande sucesso comercial nesse álbum, como “Shook ones (part II)” e “Survival of the fittest” do álbum anterior, ‘The Infamous’ (1995). Mas como o Rap ainda não havia sido contaminado pelas vontades do mercado e a disputa do mainstream, eles conseguiram, mesmo sem singles com apelo comercial, manter o mesmo nível e lançar um terceiro disco que está entre os maiores clássicos do Rap mundial.

http://centralhh.com.br/produto/publicidadebf/112455
Anuncie no BF!

As tretas entre as costas leste e oeste aconteciam na época do lançamento e neste disco tem resposta às provocações e ofensas feitas por 2 Pac na faixa “Hit’ em up”. Outras faixas tem indiretas e diretas a alguns representantes do Rap da costa oeste, mas é na música “Drop a gem on ‘em” que eles respondem Pac. Esta música foi um dos singles promocionais, o outro era a “Still shinin'”. Os singles oficiais foram apenas dois, as faixas “Hell on earth (Front lines)” e “G.O.D. Pt. III”. No total o disco tem oficialmente 14 faixas, tanto no CD quanto no vinil duplo – em uma outra versão do disco tem a faixa “Shook ones Pt. I”.

Assista ao vídeo de “Hell on earth (Front lines)”

Nas participações eles mantiveram as parcerias com integrantes do Wu-Tang Clan e os parceiros do Queens. Participam Nas e Big Noyd na faixa “Give it up fast”. Nessa o Senhor Nasir Jones resolveu aproveitar um trecho de um som que ele tinha gravado em uma mixtape de 1996. Só acrescentou mais algumas rimas novas e fez a abertura da faixa. Big Noyd aparece mais uma vez na “Man down”, Johnny Blaze a.k.a Method Man, participa na “Extortion” e Lex Diamonds a.k.a Raekwon participa da “Nighttime vultures”. As outras participações são de Twin Gambino & Ty Nitty, na faixa que abre o disco “Animal instinct”, e General G (Illa Ghee) participa na “Can’t get enough of It”.

Ouça o álbum completo

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.