A mais antiga crew de dança de rua do Rio Grande do Sul, ainda na ativa, a Hackers, completa 36 anos de existência hoje, dia 11 de agosto de 2020.
Fundada em 11 de agosto de 1984, a crew, hoje formada pela dupla Ted Borges e Djan Costa, já contou com uma formação de mais de 10 dançarinos: Volmir, André, Tifoi, Vati, Jamaica, Cleber, Álvaro, Marcelo, Nezzo (hoje DJ), Uchôa, Mocinho, a B-Girl Luciane e Kiko. Esta primeira geração da Hackers Crew realizou apresentações e shows até 1993.
A Hackers Crew iniciou sua caminhada na Rua dos Andradas, centro da capital gaúcha, ponto de encontro multi-cultural no final dos anos 70 e ponto de encontro de B-Boys e B-Girls a partir de 1984. A partir daí, a Hackers passou a participar ativamente dos chamados bailes black e programas de auditório em Porto Alegre.
Mas nem só da dança de rua viveu a Hackers. Entre 1988 e 89, concorrendo contra mais de 50 grupos, a crew venceu o primeiro Concurso de Rap realizado em Porto Alegre, organizado por Mano Délcio DJ, uma das figuras mais conhecidas dos bailes black do Rio Grande do Sul. A música vencedora foi “Street Profissão”, que você escuta abaixo.
No ano seguinte, em 1990, a Hackers Crew lançou uma fita-cassete intitulada “Um Grito de Alerta” (ouça abaixo), toda produzida de forma artesanal, com montagem de beats e samples realizados com colagens no estilo REC e Pause. As músicas são: “Um Grito de Alerta”, “Controle”, “Delinquentes”, “Burguesia” e “Mundo Cão”. Esta fita-cassete inspirou uma geração de jovens, fazendo surgir no estado inteiro dezenas de grupos de Rap e ajudando a cena Hip Hop gaúcha a crescer.
[+] Entre em contato com a Hackers Crew
[+] Curta a fanpage oficial da Hackers no Facebook
[+] Inscreva-se no canal oficial da Hackers Crew no YouTube
[+] Curta a fanpage oficial de Ted Borges no Facebook
Ouça a íntegra da fita-cassete “Um Grito de Alerta”
Escute a música vencedora do primeiro Concurso de Rap de Porto Alegre e região
Com o passar dos anos, a crew ampliou sua atuação para competições e eventos de dança nacionais e, mais recentemente, levou a dança de rua para os teatros, apresentando espetáculos inovadores como “O Ritmo Pulsante das Ruas” (confira matéria que foi ao ar na Globo/RS abaixo) e “Barbaridade!“ Por ocasião do lançamento deste primeiro trabalho, o grupo realizou uma tour de 21 dias pela França, apresentando seu trabalho na Europa.
Em 2012, a Hackers Crew finalizou e lançou outro projeto inédito: o DVD do espetáculo “A Dupla Ted e Djan – Projeto Barbaridade! Duo”, que mescla a musicalidade e as tradições gaúchas com a música Rap, break beats e a dança de rua. O trabalho rendeu a crew reconhecimento internacional, levando o grupo a realizar apresentações na Colômbia.
Atualmente, a dupla Ted e Djan realiza trabalhos importantes orientando e formando novas gerações de dançarinos. Um projeto teve início, mas devido a Pandemia do Covid19 ele teve de ser suspenso temporariamente. “A Hackers Crew segue na ativa, palestrando, ministrando aulas, workshops, cursos, atuando em projetos sociais e fazendo diversos trabalhos. Com a pandemia a gente teve de dar um tempo, mas estamos firmes e fortes!”, declarou Ted ao Bocada Forte.
[+] Siga Ted Borges no Instagram
[+] Siga Djan Costa no Instagram
feliz porter feito parte desta historia proporcionando a Turne na França !!
[…] [+] Dança de Rua | Hackers Crew, de Porto Alegre, celebra mais um aniversário […]