Exposição em São Paulo conta a história da primeira geração do Hip-Hop paulista
ESPALHA --->
Na terça-feira, dia 22 de julho, estive na visita guiada para imprensa na exposição ‘Hip-Hop 80’SP – Na Onda do Break’, no SESC 24 de maio, a convite dos irmãos Gustavo e Otávio (OSGEMEOS). Nessa visita, além de alguns dos curadores e curadoras, estavam presentes também Martha Cooper, Henry Chalfant e Michael Holman. Se você não conhece, não sabe, nunca ouviu falar nesses nomes, não tem problema, sempre é tempo de aprender. Como a exposição faz um recorte do Hip-Hop em São Paulo na década de 80, essas três pessoas, mas não apenas elas, são essenciais. Martha, Henry e Michael foram responsáveis por espalhar a Cultura Hip-Hop pelo mundo, através principalmente do Graffiti, do Breaking e dos DJs, isso mesmo, os MCs e o Rap ainda tinham a força que tem hoje.
Martha e Henry fotografaram os artistas de Graffiti mais importantes da história do Hip-Hop, juntos lançaram o livro ‘Subway Art’. Henry ainda foi um dos produtores do primeiro documentário de Hip-Hop, o ‘Style Wars’ e se você também não sabia dessa informação, provavelmente não acessa o Bocada Forte e não pesquisa nossas matérias, em agosto de 2005 publiquei uma matéria sobre a ‘1ª Mostra de Filmes de Hip-Hop de SP’, onde o ‘Style Wars’ foi exibido – clica aqui e confere depois.
Michael Holman fez muitas coisas, mas vamos nos ater a Cultura Hip-Hop e a comunicação, pois nesse ponto ele é uma referência pra mim, o primeiro programa de Hip-Hop na TV foi produzido e apresentado por ele, o ‘Graffiti Rock’, que infelizmente só teve uma edição. Ele também teve participação no filme ‘Beat Street’, foi empresário da Crew New York City Breakers, teve uma banda com Jean Michel Basquiat, dirigiu inúmeros vídeos para artistas do Rap e muito mais.
Essas três pessoas também estão na exposição, cederam materiais, pois para o Brasil e qualquer outro país do mundo, não dá pra contar a história do Hip-Hop em seu território sem passar por Nova Iorque. E assim começa a imersão na Exposição que está aberta no SESC 24 de Maio, no dia 23 de julho aconteceu o coquetel de abertura e muitos dos personagens que estão ali expostos estavam presentes.
Pra quem ama a Cultura Hip-Hop, a exposição é emocionante, é uma viagem no tempo, é o reconhecimento em vida para muitos e muitas que ainda estão entre nós e uma homenagem para os que não estão mais aqui, aliás existe um espaço dedicado (In Memorian) para tantos e tantas que tiveram grande importância nessa história.
Nos dias 24 e 25 de julho aconteceram conversas com os convidados internacionais, mediadas por Rodrigo Brandão. No dia 24 foi com Martha e Henry e no dia 25 com Michael Holman, as duas datas tiveram um público muito bom que ouviu muitas histórias interessantes e ainda puderam fazer algumas perguntas.
Não vou ficar aqui detalhando, nem dando spoiler do que tem lá pra conferir, até porque ainda nem consegui ver metade do que tem lá, só aconselho a visitar a exposição e aviso que em apenas uma visita vai ser difícil absorver tanto conteúdo.
Exposição: Hip-Hop 80’sp – São Paulo na Onda do Break
Curadoria: OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, DJ KL Jay, Thaíde, Sharylaine, Alam Beat e Rose MC
Período expositivo: 24 de julho de 2025 a 29 de março de 2026
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo (SP)
Classificação Livre | Entrada gratuita
Confira a programação completa
Veja algumas fotos no nosso stories




Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião