#Exclusivo: Raciocínio Negro, ‘Uni-Duni-Tê’

10273274_769119256493272_553572794977594667_oFormado por Nego Sam, Goy e  DJ Fabinho BW, o Raciocínio Negro tem como foco a conscientização e a política social  em suas  idéias. Com 2 discos lançados, se apresentaram por diversas casas de show na Cidade de São Paulo e já participaram de seminários de discussão de Arte e Cultura enfatizando as realidades vividas na periferia. O RN deve lançar seu próximo CD no 1º semestre de 2015, e vem utilizando como música de trabalho a faixa “Uni-Duni-Tê”, seguida de seu videoclipe que tem produção musical de Elly (DMN) e a participação de Vitória.

Bocada Forte – Por que o nome Raciocínio Negro? Como surgiu o grupo?
RN: O grupo surgiu em 1997.O primeiro integrante foi o Edi “ex RN” fundador do grupo. Ele sempre foi muito ligado nas paradas voltadas pra revolução e evolução do negro. Com base nos rappers americanos, Public Enemy, Dr Dre e alguns  monstros do rap nacional, como Thaide, DMN, GOG e outros. Foi então que surgiu a grande vontade do mesmo em fazer rimas e revolucão através da música. No mesmo ano, fez um convite ao Negro Goy para formar um grupo de Rap. Revolução, discriminação, concientização, direitos iguais, liberdade de expreção entre varias idéias, surge então, o nome: Raciocínio Negro. No final de 97, por intermédio de um camarada da escola Edi conhece Nego Sam, pagodeiro rimador e cheio de idéias com base em revolução. Como previsto, e na mesma sintonia formamos o time Raciocínio Negro. Em 2011 procuramos por nosso grande mestre e mentor Elly Pretoriginal, para nos indicar um DJ, pois o grupo tinha dado uma pausa em 2007 e estava retomando os projetos. Ele nos indicou o DJ Fabinho BW, que estava a um tempo parado com as atividades. Ao conhecer o nosso projeto foi Raciocinionegrizado automaticamente (risos) e hoje é o nosso maestro BW! Buscando outras atividades no final de 2012, sai mano Edi e o Raciocínio Negro segue com força total!

Bocada Forte – O grupo tem um propósito de temática original do Rap, que é o protesto e a conscientização. Vocês acham que nos dias de hoje, este contexto está perdendo força, visto que existem outras abordagens mais citadas?
RN: Não! Só achamos que o Rap está expandindo sem limites, agora para todos os públicos.

Bocada Forte – No que o RN vem trabalhando?
RN: Estamos trabalhando em mais 2 videos e com muita garra em nosso disco, que tem previsão de lançamento lá pro meio deste ano de 2015!

Bocada Forte – Vocês estão lançando o videolcipe da faixa “Uni-Duni-Te”. Como surgiu a idéia, a produção do clipe e principalmente do refrão que mesmo sendo uma faixa Rua, abrange também o público infantil, sem fugir do tema Rap.
RN: O Raciocínio Negro Sempre teve vontade de fazer um som com o grupo DMN, pois somos amigos do Elly de longa data. Mas o grupo DMN como sempre na corrida não nos dava esta abertura para fazermos um som juntos. Em um barzinho de música black dirigido pelo Raciocínio Negro tivemos o Elly Pretoriginal como atração. Neste mesmo pico rolou a idéia entre o mano Edi e o Elly de fazer um som juntos. Um dia depois o Elly ligou pra todos do grupo já com o refrão feito a a base de referência pra gente fazer a nossa parte.Foi muito loko!

Bocada Forte – O grupo teve uma pausa de alguns anos na caminhada. Há que se deu este tempo?
RN: A vida pessoal de cada um. Reformular os trabalhos casamento, faculdade essas coisas.

Bocada Forte – O RN faz ou fez parte de algum projeto social?RN
RN: Fazemos parte do projeto “Amigos das crianças da Zona Leste SP”. Temos um blog deste projeto.

Bocada Forte – Na formação do RN, observou-se no último ano diversas participações em campeonatos de DJs e em programas de TV do DJ Fabinho BW. Como é trabalhar com um DJ com o tempo de caminhada como ele?
RN: Ele é uma grande referência para os DJs, para o movimento Hip-Hop e para nós do RN! Determinado, focado em seus objetivos ele veste a camisa do RN e ajuda varios grupos que não tem DJ fixo. Ele é muito respeitado por todos nós.

Bocada Forte – O novo clipe do RN, tem produção musical do Elly Pretoriginal. Como foi este trabalho como produtor junto a ele, que já tem uma carreira consagrada dentro do Rap junto ao grupo DMN?
RN: Elly é um grande beatmaker. Nosso amigo, nosso mestre, nosso aliado e nosso mentor (risos). Trabalhar com ele é fazer escola e ponto final.

Bocada Forte – Quem assina as produções do RN?
RN: É tudo feito em conjunto.

Bocada Forte – No refrão da faixa “Uni-Duni-Tê”, vocês afirmam que fazer rima é brincadeira de criança. Na opinião do grupo, pode haver uma má interpretação pelos mais conservadores do hip-hop?
RN: Não! Pois a rima é levada a serio! Brincadeira pra nós é a facilidade de rimar.

[+] Visite a Fanpage do Raciocínio Negro
[+] Ouça o Soundcloud do Raciocínio Negro

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.