Efeito Eskambo #08 – Lheo Zotto e Dabliueme juntos e misturados

0
82

Em 2023 Lheo Zotto, mano de Uberaba (MG), está completando 30 anos de caminhada e para comemorar ele vem lançando novos trabalhos todo mês. A série de EPs ‘Efeito Eskambo’, que começou em 31 de janeiro na parceria com Apollo o Poeta, já está no Volume 08. Esse trabalho era pra ter sido lançado em 11 de agosto, a data simbólica em que a Cultura Hip-Hop comemorou 50 anos em todo mundo. Como a vida de artista independente, underground, alternativo é imprevisível, o EP saiu nos primeiros dias de setembro e dessa vez a parceria é com o MC, compositor, produtor e beatmaker de Itapetininga (SP), Dabliueme. Esses dois estão entre os maiores guerreiros dessa luta que é ser artista independente no Rap brasileiro, a quantidade de EPs, álbuns e projetos paralelos realizados pelos dois são tantos que já perdi a conta.

Em meio as produções de todos esses projetos, Lheo Zotto ainda teve tempo de lançar um álbum com 17 faixas, o ‘Boom Bap House’. Sou suspeito pra falar sobre os dois, pois sou fã, mas quem não conhece pesquise e conheça melhor. Dabliueme também está preparando um novo projeto e postou recentemente um vídeo em seu canal.

Voltando ao ‘Efeito Eskambo Vol. 8’, tive o prazer e a honra de ser convidado para fazer a “IntResistência”, bem ao estilo da abertura do ‘Resistência Sonora’, programa que faço aqui no Bocada Forte desde 2003, que aliás completou 20 anos em agosto. Esse projeto do Lheo segue a mesma fórmula em todos os EPs, são faixas colaborativas em que ele e o convidado fazem trocas de beats e rimas, o famoso escambo.

Em março Dabliueme já havia me enviado o instrumental com as suas rimas na música “Tudo farinha do mesmo pino” e me avisou que eles planejavam um álbum. A música entrou nesse EP, juntamente com “Que nem Cartola” onde apenas Dabliu rima e DJ Subrinho risca. Em “Ritual sonoro” acontece mais um escambo, dessa vez é Uberaba na rima e Itapê no beat.

Nos instrumentais, o idealizador da parada deixou a faixa “Quero meu malote” e o convidado “Qual parte você não entendeu”. Espero que todas, todos e todes ouçam e procurem conhecer melhor artistas que fazem música por amor – eles ainda existem. Sei que a grande maioria hoje em dia não pesquisa, vai curtindo o que a indústria empurra através da manipulação dos algoritmos. Já quem gosta de pesquisar sabe muito bem que as melhores músicas e os artistas mais interessantes não estão na indústria onde o “mais do mesmo” impera.

Se você não quer ouvir sempre os mesmos Raps, salve ai nos favoritos a PLAYLIST BF, a NOVOS SAMPLES e o RESISTÊNCIA SONORA, desse jeito mesmo estilo MF DOOM.

Clique e escolha onde ouvir ou confira abaixo ‘Efeito Eskambo Vol. 8’

Ficha Técnica

Letras e beats – Lheo Zotto e Dabliueme
Gravação e edição – Lheo Zotto, Dabliueme
Baixo faixa 03 – Jessica Valeriano
Scratchs e Colagens – Faixa 03 DJ Subrinho
Scratchs e colagens – Faixa 04 Dabliueme
Mixagem e Masterização – Dabliueme
Exceto | Mix faixa 01 e 05 – Lheo Zotto | Master – Dabliueme
Fotos acervo Dabliueme
Fotos Lheo Zotto por Renata Reis
Arte capa contracapa lyric – Jean RR

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.