Confira como foi a final da Batatlha da Mente no SESC Campo Limpo
ESPALHA --->
No primeiro domingo de dezembro de 2025, dia 07/12, aconteceu no Sesc Campo Limpo a segunda grande final da Batalha da Mente. Foram 8 MCs finalistas, cada um representando uma das 4 Batalhas onde foram realizadas as seletivas – Projeto + Rap, Batalha do Pirajussara, Batalha do Bowl e Largo da Batalha.
Só pra contextualizar, a primeira final de 2025 foi realizada em agosto no Museu das Favelas e teve como campeã a Stelly (Batalha da Revolta), que levou pra casa, além de alguns brindes culturais, a premiação de R$ 1.000,00.
Confira como foi a final da 1ª seletiva de 2025
A segunda e última final do ano foi vencida pelo MC Zap Z/O, representando o Largo da Batalha (Pinheiros, zona oeste). O vice-campeão foi o Xilito MC, que representou a Batalha Projeto + Rap (Campo Limpo, zona sul) – os outros MCs participantes foram Azevedo, Bentin, FH Rap, KSD, Moska e Redmax.
O campeão levou pra casa alguns brindes, uma linda folhinha com o chaveamento de cada fase e latas de spray estilizadas, tudo feito por Bicho Ruim, que é pichadore, designer e Grafiteire, artista da zona sul de São Paulo, que geral precisa conhecer (https://www.instagram.com/bichoruim_).

Todos elevaram o nível das batalhas, rimando nos beats do DJ Jotaéli, sobre temas que foram sorteados a cada round, assuntos como: feminicídio, meio ambiente, saúde mental, Cultura Hip-Hop e seus elementos, poesia, paz nas quebradas, respeito às mulheres, violência policial, amor ao próximo, etc.
O apresentador e a apresentadora do evento foram James Lino e Nalai MC, que contaram com o suporte dos jurados Poeta CJ e Panikinho, e da jurada Jenyffer Nascimento para definir quem seria o grande campeão.
Ao final tivemos show do MC Magrão, com participação de Max B.O, Nego Max, Fumê, BRR e Red ALL Favela e DJ Fl!ick nos toca-discos. O show teve a duração de 1 hora, com muita energia, vibração, roda de bate-cabeça, breaking e muita dança de rua com o coletivo Xeque-Mate Hip-Hop Crew.

Fechar o ano dessa forma foi muito importante e simbólico, por todo conteúdo da Batalha da Mente e a iniciativa de juntar várias gerações, no palco, no júri e na equipe de produção. O Hip-Hop está muito vivo, ele segue mudando vidas nas quebradas do Brasil, quem diz o contrário tá precisando sair da sua bolha, sair das redes sociais e dar um rolê pelas quebradas. Sabemos muito bem pra quem interessa que o Hip-Hop esteja morto, mas isso está longe de acontecer e um evento como esse, onde a juventude foi protagonista, representando o Breaking, o DJ, o MC e o Graffiti, só comprova a força da Cultura Hip-Hop.
Agradecimento especial ao Sesc Campo Limpo e todos os funcionários por todo suporte, em especial ao técnico de iluminação Gilberto, grande DJ Giba do Região Abissal, mais uma conexão com a primeira geração do Hip-Hop brasileiro que o universo proporcionou pra esse evento.
[+] Leia a entrevista com Zap
[+] Leia a entrevista com Xilito
Assista a Batalha completa e também o show do Magrão




1 comentário