Daily Operation, terceiro disco do Gang Starr completa 27 anos

0
37
Capa do disco

Hoje é aniversário de 27 anos de mais um clássico, uma obra-prima do Rap. Quase um trintão lançado em 05.05.92 pela dupla DJ Premier e Guru, Gang Starr.

Eles vieram pra superar em tudo os trabalhos anteriores (No More Mr. Nice Guy e Step In The Arena) e esse disco garantiu a dupla como um dos símbolos da tão falada Golden Era.

Premier se firmou como grande criador de batidas e um dos DJs de grupo mais técnicos e criativos. Guru sempre com boas letras, o flow inigualável e também colaborando na produção.

– #PelaRede LEIA RESENHA DO DISCO “The ALL” da dupla Smif-N-Wessun

São 18 faixas entre músicas e interlúdios e a quantidade de samples e colagens usados é enorme, muito Funk, Jazz e inúmeras frases de outros grupos de Rap. Pode ouvir o disco todo sem problema, é uma aula para quem está pesquisando e começando a conhecer agora o que foi feito na década de 90.

Contracapa do disco

Eles aproveitaram esse segundo disco para apresentar para o mundo a Gang Starr Foundation, parte dela em uma participação e todos os outros na foto da contracapa.

Jeru The Damaja e Lil Dap (Group Home) participam da faixa “I’m the man”, que trouxe uma inovação pra época, um instrumental diferente para cada participação. A faixa teve uma espécie de “parte 2” no disco seguinte na música “Speak ya clout”, foi a mesma ideia e as mesmas participações. Só um cara que nem o Premier pra esbanjar tanta criatividade em uma faixa. Quem ainda não conhece o disco, vai encontrar muitas semelhanças de alguns instrumentais com Raps lançados no Brasil na mesma década, foi uma dos reflexos da influência desse disco.

Tenho o disco em vinil, a foto usada aqui é desse exemplar devidamente autografado pelo DJ Premier e apesar de ter quase 20 faixas ele não é um disco duplo.

Ouça o disco completo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.