Hip-Hop no Monte 2023 – Todos os elementos da Cultura Hip-Hop se fizeram presentes

0
110

No domingo (27/08), conforme amplamente divulgado no site e nas nossas redes, aconteceu mais uma edição do Festival Hip-Hop no Monte (HHNM), no Jardim Monte Azul.

A ideia que começou em 1999, no mesmo bairro e mesmo ano que em surgiu o Bocada Forte, também completou 24 anos em 2023 e celebrou os 50 anos da Cultura Hip-Hop. O evento fez parte da programação da 13ª Edição do Estéticas das Periferias e contou com a curadoria da El Choq Producões e UMOJA, organização do Coletivo Mentalize M.A e da Rádio Mixtura.

Todas as atividades foram no teatro do Centro Cultural Monte Azul, parceiro tradicional do Festival, onde muitas edições já foram realizadas.

https://apoia.se/bocadaforte
CLIQUE AQUI E APOIE O BF
Cartaz do Hip-Hop no Monte realizado em 1999 – Acervo BF

O clima em São Paulo não foi favorável pra nenhum evento, fez muito frio e choveu o dia todo na cidade, mas mesmo assim o público compareceu e ficou até o final. O evento começou de tarde e foi até a noite, com transmissão ao vivo nos canais da Rádio Mixtura (Twitch e YouTube), tivemos DJs, show de Rap, Breaking, batalhas de rimas e Graffitis expostos através de slides do Coletivo Mentalize M.A, que também colocou um cartaz em branco para que o público deixasse suas tags e/ou assinaturas.

Eu rolei alguns Raps brasileiros na abertura, mas os DJs principais foram Nando e Jotaéli, além do DJ Rick representando a Batalha do PSA. A apresentação de Breaking ficou por conta do B-boy Lucky (Back Spin Crew e seus convidados) e pra finalizar tivemos o show da Cris SNJ com o DJ Ras Doguetto.

A grande novidade foi a estreia da Batalha da Mente com 8 rimadores e rimadoras, 4 de cada batalha, improvisando sobre temas escolhidos pela produção e também pelo público. Os participantes representando a Batalha do PSA foram D.R.E.Z.A, Desenho MC, Duafro MC e Gato di Rua. Representando a Terça Fire tivemos Coka, Bentim, MSK e Gseven. Os apresentadores e a apresentadora foram James Lino (Batalha da Mente), Doya (Batalha do PSA), Velho Beto (Terça Fire) e os instrumentais ficaram por conta do DJ Rick. O sorteio das batalhas foi feito na hora pelo próprio público, alguns temas foram inspirados em músicas da Cris SNJ e os confrontos foram os seguintes:

Gato di Rua – Campeão da 1ª Batalha da Mente

Primeira fase

MSK (Terça Fire) X D.R.E.Z.A (PSA – vencedora)
Coka (Terça Fire) X Duafro (PSA – vencedor)
Bentim (Terça Fire) X Gato di Rua (PSA – vencedor)
Gseven (Terça Fire) X Desenho (PSA – vencedor)

Semi-final

D.R.E.Z.A (PSA) X Duafro (PSA – vencedor)
Gato di Rua (PSA – vencedor) X Desenho (PSA)

Final

Duafro (PSA – vice-campeão) X Gato di Rua (PSA – campeão)

Gato di Rua foi o campeão da primeira edição da Batalha da Mente e levou pra casa a folhinha e uma lata de spray desenhada pela Taetê (Mentalize M.A), um livro do Sarau Versos em Versos e até uma grana arrecadada junto ao público.

“Hip-Hop lendário firme e forte segue em frente
na mente a batalha, Batalha da Mente”

“Toda segunda vai constar, toda segunda vai constar
PSA, PSA”

“Joga a mão pro alto e vem passando aquela vibe
Terça fire, terça fire”

O encerramento foi com a Cris SNJ “A negona”, que cantou seus principais sucessos, alguns clássicos do Rap brasileiro e ainda teve a participação de James Lino em alguns momentos. Acompanhem os perfis dela nas redes sociais porque no dia 01 de setembro ela vai lançar música nova, que tivemos o prazer de acompanhar ao vivo antes do lançamento.

Até o próximo Hip-Hop no Monte e obrigado a todas as pessoas envolvidas!

Confira como foi o evento

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.