#AgendaBF: Noite José Correia Leite celabra 125 anos do jornalista na Ação Educativa
ESPALHA --->
Em agosto de 2025, celebram-se os 125 anos de nascimento de José Correia Leite, figura central da luta da população negra no Brasil. Para homenageá-lo, a Noite José Correia Leite será realizada no dia 28 de agosto, às 19h, na Ação Educativa, em São Paulo, reunindo familiares, ativistas e pessoas que conviveram com o “Velho Militante”.
Entre os destaques da programação está o lançamento do fac-símile da revista Niger – Publicação a serviço da coletividade negra, originalmente publicada em 1960 pela Associação Cultural do Negro, da qual Correia Leite foi um dos fundadores. A Niger surgiu em um período em que a imprensa negra era um dos principais instrumentos de enfrentamento ao racismo, registrando e difundindo ideias que contestavam a exclusão social, política e cultural da população negra.
A publicação reuniu textos sobre educação, cultura, política e história, sempre com a perspectiva da coletividade negra. Resgatar essa publicação mais de seis décadas depois é reafirmar a importância de um jornalismo feito a partir das experiências e demandas da população negra, em um país onde a mídia hegemônica frequentemente silenciou ou distorceu essas vozes.
O fac-símile será acompanhado de textos de Oswaldo de Camargo, Mário Augusto Medeiros da Silva e Nabor Jr. Além do lançamento, a homenagem contará com uma mesa de debate com Oswaldo de Camargo, mediada pela jornalista Rachel Quintiliano, e um sarau literário com Akins Kintê, Oswaldo de Camargo e Letícia Goes Barbosa. O encerramento será marcado pela entrega de menções honrosas a pessoas e organizações que seguem o caminho aberto por José Correia Leite. O portal Bocada Forte, com 26 anos de atuação no Hip Hop brasileiro, será um dos véiculos homenageados.
Serviço:
Noite José Correia Leite – 125 anos
Data: 28 de agosto de 2025, às 19h
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Centro – São Paulo/SP
Realização: Ciclo Contínuo Editorial
Apoio: Ação Educativa – CPL, O Menelick 2º Ato, Cojira SP, Dandara Editora, Instituto Tebas.





Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião