Carregando agora
×

AGENDA BF | A Cultura Hip-Hop como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo

AGENDA BF | A Cultura Hip-Hop como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo

ESPALHA --->

No dia 10 de outubro de 2025, sexta-feira, na Assembleia Legistativa do Estado de São Paulo (ALESP), ocorrerá um encontro para ouvir especialistas sobre Patrimônio Imaterial e a Cultura Hip-Hop. Será um painel sobre o processo de registro e salvaguarda, seu método científico e a influência no destino da prática Cultural. O CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), em 26 de fevereiro de 2024, aprovou em votação unânime o inicio dos estudos para o registro e salvaguarda da Cultura Hip-Hop como patrimônio cultural e imaterial do Estado de São Paulo.

PainelAlesp-300x300 AGENDA BF | A Cultura Hip-Hop como Patrimônio Imaterial do Estado de São PauloAs leis que existem em casas legislativas pelo Brasil reconhecendo o Hip-Hop e tantas outras culturas como patrimônio imaterial são válidas, mas não são reconhecidas pelos órgãos especializados e esse é um dos assuntos a serem explicados por quem entende do assunto. Esse mesmo processo também foi aberto em nível nacional junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), fruto de uma articulação feita em 2023 pela Construção Nacional da Cultura Hip-Hop.

Se você se interessa pelo assunto e quer entender esses processos, então não pode perder e ter respondidas algumas questões, como:

O que é Patrimônio Imaterial?
Qual o processo necessário para que a Cultura se torne Patrimônio Imaterial?
Por que o processo científico é fundamental para que haja o reconhecimento da UNESCO?

Apresentação: MC Who?! – Coordenador Nacional e membro fundador da Construção Nacional do Hip-Hop e diretor do Coletivo e Web Rádio Hip-Hop Cultura de Rua. Rapper integrande do grupo O Credo, co-produtor da coletânea Hip-Hop Cultura de Rua. Militante e atuante na Cultura Hip-Hop há mais de 40 anos.

Mediação: Márcio Santos (Tchuck) – Advogado, rapper e integrante do grupo Rota de Colisão, durante 12 anos ( 2006-2018) foi Assessor especial para Cultura Hip-Hop na coordenadoria de Gênero e Etnias da Secretaria Estadual da Cultura.

Expositores:

Guilherme Botelho – Bacharel em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pelo programa multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras, com área de concentração em Estudos Brasileiros do Instituto de Estudos Brasileiro IEB-USP. DJ há mais de 20 anos e autor do documentário ‘Nos Tempos da São Bento’. Também é membro da Posse SUATITUDE.

Simoni Santos – Rapper, cantora e compositora no grupo Defesa de Rua. Presidenta da Aliança Negra Posse e facilitadora estadual em São Paulo da Construção Nacional do Hip-Hop.

Rafael Balseiro Zin – Possui graduação em Sociologia e Política (2012) pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado e doutorado em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;.Na Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo atua na equipe técnica do Grupo de Estudos do Inventário, instruindo os processos de registro do patrimônio imaterial paulista. O órgão é vinculado à Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da pasta e funciona como o braço técnico e executivo do CONDEPHAAT.

Danilo Nunes – Historiador, Antropólogo, Cantor, Compositor e superintendente do Instituto do IPHAN em São Paulo.

Alessandro Azevedo – Ativista cultural há 30 anos, ator, palhaço e diretor. Atualmente é o coordenador do escritório do Ministério da Cultura (MinC) em São Paulo.

Lu B.Girl – Educadora física, produtora cultural, membra da Icamiabas Crew, produção na Revista Click Rua, árbitra nacional pela Confederação Nacional de Dança Desportiva (CNDD) e árbitra internacional pela World Dance Sport Federation (WDSF).

Local – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) – Plenário Dom Pedro I
Horário – a partir das 19h
Endereço – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Realização – Frente Parlamentar Estadual Hip-Hop Futuro SP
Apoio – Gabinete do Deputado Donato e Construção Nacional do Hip-Hop