Clássicos de Public Enemy e Big Daddy Kane completam 31 anos hoje

0
143

Big Daddy Kane está em qualquer lista dos 10 melhores, maiores e mais influentes MCs da história do Rap. Em 28 de junho de 1988 foi lançado Long Live The Kane, o seu primeiro álbum pela gravadora Cold Chillin e a produção ficou por conta de Marley Marl.

O álbum tem 10 faixas que deram origem a quatro singles: “Raw / Word to the Mother (Land)”, “Ain’t No Half-Steppin’ / Get Into It”, “I’ll Take You There / Wrath of Kane” e “Set It Off/Get Into It”.

A influência de Bid Daddy e deste disco, não apenas para Golden Era, mas até os anos 2000, foi muito grande. Foram inúmeros os artistas que utilizaram em suas músicas referências tiradas de algumas faixas desse disco, por exemplo: NasPete Rock & CL Smooth AZ, Big L, Gang Starr, RZA, Masta Ace, Brother Ali, Nice & Smooth, Notorious Big, Jeru the Damaja, Elzhi, People Under The Stairs, The Hieroglyphics, MF Doom e muito outros.

Os anos se passaram, alguns discos lançados na mesma época caíram no esquecimento, mas este é um que sempre está na lista dos melhores, seja da década de 80 ou de todos os tempos. Dificilmente um disco lançado hoje será lembrado daqui a 31 anos como um dos melhores já produzidos.

Assista Big Daddy Kane no Tiny Desk Concert

Assista ao vídeo de “Ain’t No Half-Steppin'”

Exatamente no mesmo dia e no mesmo ano, o lendário grupo Public EnemyChuck D, Flavor Flav, Professor Griff e DJ Terminator X – lançava outro disco que entraria em definitivo para todo tipo de lista que enumere os melhores de todos os tempos. O nome da obra-prima é “It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back“. Com Rick Rubin participando da produção, o disco,com 16 faixas, foi lançado pelo selo Def Jam.

Deve ter sido difícil escolher quais seriam os singles do álbum, tanto que foram cinco as músicas escolhidas: “Rebel Without a Pause”, “Bring the Noise”, “Don’t Believe the Hype”, “Night of the Living Baseheads” e “Black Steel in the Hour of Chaos”.

“It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back” recebeu nota máxima do AllMusic, jornal The Guardian, The Rolling Stone Album Guide e nota 10 da revista Spin. Não há qualquer dúvida de que este álbum é um dos mais aclamados de todos os tempos da música Rap.

Confira o P.E. apresentando a faixa “Don’t Believe the Hype” na MTV

Assista ao clipe da faixa “Black Steel in the Hour of Chaos”

Ouça o álbum do Public Enemy

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.