Conheça GGF A Família

Pai, mãe e filha MCs e filho B-Boy. Essa é GGF A FAMÍLIA (GGF significa Galdino Guerra, junção dos sobrenomes), um grupo de rap formado por Debora Guerra (mãe), Galdino (pai), Ester GGF (filha, 12 anos), ambos MCs, e Gustavo 3G (filho, 6 anos), B-Boy.

A família do rap é de São Paulo, mais precisamento do bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade. FB_IMG_1429589048603Debora conta como o grupo surgiu. “A ideia partiu da nossa filha, Ester GGF. Eu já cantava rap na igreja e tinha vontade de rimar, mas tinha receio sobre o que escrever. O tempo passou, até o dia em a Ester assistiu um vídeo clipe, em que a Kmilla CDD rimava junto com o MV Bill. Em 2013, Ester escreveu seu primeiro som, ‘Trate Com Amor’ (música que integra a coletânea ‘Quebrada Cultural – Direito pros manos e pras manas – Fórum Hip Hop Municipal SP’), e a partir daí GGF A Família começou a participar de diversos eventos, principalmente, seminários, debates e palestras.

Antes da GGF, a família já era inserida no rap. Debora Guerra já fazia parte do movimento desde 1995; Galdino curtia os bailes e era ouvinte de rádios que tocavam rap nacional; e as crianças foram inseridas no movimento por meio do incentivo dos pais. Debora também era e continua sendo parceira do Núcleo Cultural Força Ativa, coletivo que conheceu logo que foi morar no bairro Cidade Tiradentes.

Hoje a GGF está finalizando seu primeiro CD, trabalhando em um novo som para a Coletânea ‘Mulheriu Clã Vol. 2’, que será lançada em dezembro deste ano, e participando de diversos eventos, seminários, atos públicos, e outros. “Estamos na ativa!”, ressaltou Debora.

FB_IMG_1438299316713E as crianças, como se veem nisso tudo? Debora conta. “Gustavo 3G sempre mostrou interesse em dançar, principalmente quando assistíamos vídeos do Michael Jackson e de batalhas de break. Sempre que íamos a qualquer evento de rap, ele ia dançar, não importava se havia roda de break ou não, rolava uma batida e lá estava o Gustavo 3G dançando. Tudo o que ele sabe, aprendeu vendo outros B-Boys e B-Girls ou assistindo vídeos. Já a Ester GGF sempre adorou música, nos surpreendemos quando ela falou que havia escrito um rap, e a partir daí, ambos vem mergulhando na cultura Hip Hop e entendendo o que é ser socialista.

Eles amam isso. Por causa do movimento Hip Hop e dos saraus que frequentamos, Ester GGF lê muito, livros sobre diversos assuntos, e é a melhor aluna da sala. O Gustavo 3G também está trilhando o mesmo caminho. Adora livros.

Debora e Ester também fazer parte do Mulheriu Clã, “que para nós é mais que um coletivo, é nossa família, pois estamos sempre juntos.

Links:
Fanpage: www.facebook.com/ggffamilia
Instagram: @ggf_afamilia
Twitter: @ggfafamilia
YouTube: www.youtube.com/debyggfamily

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.