O livro ‘ABC Rap’, lançado em abril de 1992, está completando 30 anos. Ele é uma coletânea de poesias/letras de grupos de Rap da região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano). Tem 148 páginas ilustradas e é o primeiro livro da América Latina com esse conteúdo.
O que inicialmente seria uma coletânea em vinil, acabou virando um registro impresso, por ser mais barato e também por comportar uma quantidade maior de grupos. Foi lançado pelo Departamento de Cultura (Projeto de Ação Cultural “Movimento de Rua”) da prefeitura de São Bernardo do Campo, a capa e as ilustrações são do artista plástico e grafiteiro Vado do Cachimbo.
Entre os grupos que participaram estão Unidade 1 (Gê-GSA), Irmãos de Rua (Ice Doctor RMC e DJ Lord), Atitude Negra, Revolução Radical, Revolução Rap, DJ Beat e Conexão Hip-Hop e muitos outros. É um livro muito raro. Só está disponível em algumas Bibliotecas do ABC e quem procurar talvez consiga encontrar em algum sebo.
A festa de lançamento contou com apresentações de Thaíde e DJ Hum e Racionais MCs, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo e o coquetel no Teatro Municipal Cacilda Becker. O livro é mais uma iniciativa que comprova a importância do ABCD paulista para o Hip-Hop nacional. Lá surgiu uma das primeiras posses (Posse Hausa-SBC), a primeira Casa do Hip-Hop (Diadema) e também a primeirad sede da Universal Zulu Nation Brasil.
SIGA NOSSO CANAL E ACOMPANHE AS LIVES
A região sempre foi muito engajada com as questões sociais, raciais e culturais, com muitas oficinas, debates, manifestações, fanzines, crews, etc.
Vida longa e muita força ao Hip-Hop do ABCD!
Obrigado Black (Alquimistas e Posse Hausa) pelas informações adicionais. Ele também participou do livro como DJ Beat e Conexão Hip-Hop!
Relembre a música do grupo Unidade 1, que participou do livro com duas letras
Bem esse livro bem que poderia ser digitalizado e compartilhado.
Ótima ideia Cristian, vamos tentar isso.
Eu tenho dois raps neste livro mas a minha cópia assinada pelos racionais e pelo thayde infelizmente me roubaram e eu quero muito conseguir outra para guardar
Que maravilha Moisés, isso é ouro! Espero que consiga outro e se conseguir mais pode chamar que também interessa pra nós.
[…] 90 (Sindicato Negro), teve participação na elaboração do primeiro livro de Rap do Brasil, o ABC Rap e, entre muitas outras coisas, fez oficinas de Hip-Hop na antiga FEBEM. Em 1997, juntamente com […]
[…] nessa época era DJ do grupo Alquimistas, também fez parte do Resumo do Jazz, Afroverso, Posse Hausa, entre outros. Ele continua em atividade, tocando em muitas festas, discotecando para grupos e […]