sexta-feira, março 29, 2024
APOIE O BF
Home Notícias Notícias BF | Jeff Ferreira lança ‘Contos da Quebrada Volume II’ |...

Notícias BF | Jeff Ferreira lança ‘Contos da Quebrada Volume II’ | bocadaforte.com.br

0
188


Jeff Ferreira
 está de volta em sua nova obra, livro que dá continuidade a proposta do autor baiano Paulo Brazil, que em 2021 lançou ‘Histórias, Registros e Escritos’ e deu inicio a coleção Contos da Quebrada, com histórias ambientadas nas ruas longe dos cartões postais do país.

Seguindo a celebre frase do poeta do Rap nacional, GOG, em que diz: “Periferia é periferia em qualquer lugar”, Jeff nos apresenta cinco contos ambientados nas periferias do interior paulista. Em ‘Cabe Em Um Olho E Pesa Uma Tonelada’ são abordados o sonho de viver da música, os desafios da classe social menos favorecida, o desemprego, a fome, a homofobia na quebrada e o futebol como válvula de escape para as mazelas promovidas pelo estado.

Segue um breve release por Paulo Brazil

Em nosso Universo Gueto “o canto afiado tem lado”, ou melhor, a literatura de combate tem lado. E eis que a coletânea ‘Contos da Quebrada’ dá luz ao seu segundo volume dessa coleção-guia, que são verdadeiros passaportes pelas quebradas brasileiras através de histórias ficcionais (mas que poderiam não ser) aqui apresentadas por nossos contistas, autênticos escribas de narrativas reais, ora apresentadas como testemunhas oculares, ora como personagens também.

Pois na quebrada é assim, testemunha e personagem dividem espaço dentro do tema, às vezes, a linha que separa um e outro é tênue e em outras ela inexiste. Seguindo a proposta da publicação anterior (Histórias, Registros e Escritos), no volume 2 da coleção ‘Contos da Quebrada’, o escritor Jeff Ferreira nos entrega: ‘Cabe Em Um Olho e Pesa Uma Tonelada’. Contos aqui reunidos pelo autor que não faz uso de filtros para agradar as lentes de leitores sensíveis.

As linhas do contista podem ser classificadas como Literatura Hip Hop, marginal e divergente, é tudo isso sim, mas não só isso. A potente experiência literária, quase cinematográfica que você terá ao escolher avançar pelos escritos a seguir não lhe trará garantias de que sairá “ileso” ao término da leitura. 

Jeff Ferreira é um dos grandes storytelling marginais de sua geração e o seu texto vai de um extremo ao outro, sem meio termo. É quente quando tem que ser, mas também é frio quando julga necessário, nunca morno. Muito embora sejam contos ficcionais, o autor nos apresenta histórias fortes, nem sempre com finais felizes, mas acima de tudo narrativas sinceras. E por não abrir concessões sobre sua produção, Jeff permanece independente e marginal.


O livro é mais um lançamento da Editora Dando a Letra, um selo focado na literatura Hip Hop. A editora é responsável pela editoração (revisão, diagramação e capas) e as ilustrações internas foram feitas pelo próprio autor, Jeff Ferreira ilustra cada um de seus cinco contos com desenhos originais que ajudam a transmitir a atmosfera das histórias.

Esse é o quinto livro publicado por Jeff Ferreira, o primeiro de contos e o segundo com a Editora Dando a Letra. Ferreira também é autor das ilustrações que integram a obra. Seus livros anteriores foram: ‘Manguebit – A Revolução da Lama’; ‘Submundo do Som Entrevistas – Ano Um’; ’30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua’ e ‘Assim Que É – A História do RZO’.

Siga nosso canal e acompanhe as lives!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.