Lorena Santos lança coleção “Filhas de Zumbi”

0
95

1ensaio_filhasdezumbi_maxwellvilella_1

Inspirada em prosa, poesia e afrocentricidade, estilista mineira faz lançamento oficial da coleção produzida em Belo Horizonte (MG)

1ensaio_filhasdezumbi_maxwellvilella_2

LORENA SANTOS é figura conhecida no circuito cultural e alternativo da cidade de Belo Horizonte, desde 2009, quando lançou a sua marca de roupas – Lolita Az Avessas, que une a moda de rua à elementos da cultura negra. Ao andar pela cidade, seus acessórios, camisetas e vestidos de cores vibrantes são facilmente reconhecidos entre os jovens. Seu público está nas feiras de moda, exposições de arte, teatros, shows, eventos de Hip Hop, festas LGBT, Viaduto Santa Tereza, Edifício Maletta e Praia da Estação. Hoje, a designer vê o número de “adeptos” – como chama carinhosamente os seus clientes – expandir também para além de Minas Gerais, por meio das redes sociais.

De acordo com Lorena Santos, o nome “Lolita Az Avessas” nasceu como uma “subversão acadêmica”, ao perceber que sempre fazia as coisas de um jeito contrário ao que se esperava, mas sempre atingindo respostas e expectativas positivas.

“O nosso objetivo é sempre propor originalidade, remar contra a maré, ser algo incrível e desejável, sem abrir mão do conforto e qualidade dos nossos produtos.” – destaca a designer.

Em novembro de 2014, Lorena Santos idealizou a coletânea de textos intitulada “Filhos de Zumbi”, em homenagem ao mês da Consciência Negra. A série surgiu da necessidade do compartilhamento de histórias e experiências com os leitores do seu blog www.lolitaazavessas.blogspot.com.br.

Os leitores enviaram poesias, textos e depoimentos baseados na afrocentricidade e na realidade vivida pelo negro no Brasil. “Sempre quis fazer uma coleção étnica e acredito que a coletânea impulsionou essa vontade de trazer um pouco das histórias em vestuário. A Lolita Az Avessas sempre trabalhou com a diversidade e para essa nova coleção não foi diferente. São peças desenvolvidas para belezas reais, lúdicas e fortes.” – explica Lorena.

1ensaio_filhasdezumbi_maxwellvilella_3A nova coleção traz peças em série limitada, quase exclusivas. “O fato de não lançarmos produtos a cada estação como a maior parte das marcas é optar pela liberdade criativa, ou seja, lançamos uma coleção que deixamos em vigor por um período e em seguida desfragmentamos, ofertando outras peças dentro da mesma temática.” – justifica.

O lançamento oficial será em sua página no Facebook, dia 10 de abril (sexta), às 14h. A equipe escolhida pela estilista conta com os profissionais Maxwell Vilela (fotógrafo), Tásia de Paula (maquiadora), Sheruba Goferay (penteados afros), Lu Matsu (comunicação), além das modelos Débora Porto, Dan Costa, Luanda Beatriz, Rayssa Mota, Iami Rane, Dandara Melina e Astride Gomes.

A música é outra forte influência presente na trajetória da marca. Música e moda são linguagens universais, mas a identidade com a “black music” se dá de maneira simbiótica. Lorena desenvolve as suas criações ao som de Sandra de Sá, Lauryn Hill, Sabotage, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Cartola, Tim maia, Elza Soares e Simonal. Essas referências são traduzidas em roupas por Lorena. O seu discurso visual é inspirado ainda por artistas como Oscar Niemeyer, Basquiat, Cadu Mendonça, Skount, Sebastião Salgado, Rotimi Fani- Kayode e Balenciaga. “A cultura underground, representada para mim pelo Hip Hop sempre vai simbolizar minha casa e fonte de pesquisa contínua.Ter as nossas peças dialogando dentro desse contexto é auto afirmação,um privilégio.” – complementa.

1ensaio_filhasdezumbi_maxwellvilella_4

O sucesso da Lolita Az Avessas possui uma relação intrínseca com a personalidade carismática de sua idealizadora. “Sou uma pessoa comunicativa, gosto de conhecer melhor meu cliente. Quase todos acabam se tornando amigos, por isso sei data de aniversário e encontro com alguns nos circuitos culturais da cidade. Esse contato enriquece meu trabalho, porque além do diálogo criado entre nós, me aproxima ainda mais do público e me permite uma sensibilidade maior para as criações, já que esse contato é tão espontâneo e latente.” – finaliza Lorena.


SERVIÇO

Lançamento Oficial da Coleção “Filhas de Zumbi”, por Lolita Az Avessas
Acesse: www.facebook.com/LolitaAzAvessas
Data: 10 de abril (sexta)
Horário: 14h
Confira a coletânea de textos “Filhos de Zumbi”, que inspirou a coleção

Por: Lu Matsu

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.