Leci Brandão fará show no Festival Contra a Redução em SP

0
53

.  - . Pauta: Cantora Leci Brandao. Credito: Marcos Hermes/Divulgacao. Cantora Leci Brandao.26 set. 2008. Caderno C, p. 3.

Festival que reuniu 20 mil pessoas no Rio de Janeiro chega agora a um dos principais pontos da periferia de São Paulo; organizadores apostam no financiamento coletivo para viabilizar o evento

O Capão Redondo, região emblemática da cidade de São Paulo, cantada pelas letras do Rap, narrada pela literatura, estigmatizada pela violência e ao mesmo tempo pólo criativo de diversos artistas receberá, no próximo dia 15 de agosto (sábado), a partir do meio dia, o “Festival Amanhecer Contra a Redução”. As atividades serão realizadas no campinho de futebol da Associação Capão Cidadão (Campo do Pantanal, na Av. Carlos Lacerda nº 2876). A entrada é gratuita.

Uma das principais cantoras e compositoras da música brasileira, a deputada estadual Leci Brandão fará show em apoio à luta contra a mudança da idade penal para 16 anos. Além do samba, o Festival reunirá duas outras importantes manifestações culturais da cidade, a Batalha na Vila, que desde 2009 realiza encontros de dança urbana voltados para o Hip Hop, e a Liga do Funk, organização criada para dar visibilidade ao ritmo que hoje é o mais influente entre a juventude do centro à periferia. A banda Veja Luz, natural de Taboão da Serra (SP), também fará apresentação trazendo um pouco da influência reggae para o palco, ao lado de Z’África Brasil, grupo de rap com mais de 20 anos de trajetória.

O evento começará com ações de cidadania como corte de cabelo, manicure e exame oftalmológico. Haverá ainda uma aula pública sobre o tema da redução da maioridade penal organizado por estudantes da região com presença de lideranças locais e personalidades.

OBJETIVOS
O “Festival Amanhecer Contra a Redução” é fruto de uma grande mobilização de coletivos culturais, entidades e organizações da juventude, estudantis, sindicais e partidárias contrárias à proposta de redução da maioridade. Os objetivos são a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos; pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente em sua totalidade; mais e melhores políticas públicas para a juventude; por uma política de segurança pública séria e transparente com mais estudos sobre alternativas penais; mais locais públicos de lazer e mais diálogo com a população sobre o tema.

FINANCIAMENTO COLETIVO
Toda a organização do evento é independente, sem patrocínios. O valor total da festa é de R$ 10 mil, que estão sendo arrecadados por um financiamento coletivo por meio do site: https://beta.benfeitoria.com/amanhecerSP. O dinheiro servirá para viabilizar a montagem da estrutura de som e palco, comprar de equipamentos para as oficinas, confeccionar materiais de divulgação e produzir a decoração da festa. (vídeo: http://ow.ly/QGGrg)

URUGUAI INSPIROU MOVIMENTO
O movimento “Amanhecer contra a redução” é inspirado na campanha “No a La Baja” (“Não à redução”), que conseguiu diminuir de 70% para menos de 50% o percentual de uruguaios favoráveis à redução da maioridade. Com práticas de ações diretas e coletivas, o Amanhecer se utiliza também de simbolismos lúdicos, como a figura de uma pipa, para levar à população informações contrárias sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que muda a constituição brasileira e reduz a idade penal para 16 anos. Já foram realizadas intervenções como “pipaços”, simultâneos em diversas cidades, intervenções em praças e Florianópolis pretende organizar em setembro o seu festival.

CAPÃO REDONDO
Após reunir 20 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro em junho, o festival chega a São Paulo por meio da parceria com duas iniciativas importantes do Capão Redondo: o Banco União Sampaio e a Associação Capão Cidadão, organizações responsáveis por fomentar a economia solidária e atividades para as crianças promovendo o desenvolvimento local e o combate à violência na região.

Com mais de 250 mil habitantes, o Capão Redondo é uma das principais referências da periferia de São Paulo. O bairro já foi constantemente citado na letra de artistas como os Racionais MCs e ilustra a narrativa da obra de escritores como Ferréz em seu “Capão Pecado”. O Capão apresenta altos índices de violência e é uma das regiões de São Paulo com maior índice de morte de jovens vítimas de homicídios.

COMO CHEGAR
O “Festival Amanhecer Contra a Redução” será realizado no campo de futebol da Associação Capão Cidadão, que fica no endereço Av. Carlos Lacerda nº 2876. De ônibus, vá até o terminal Campo Limpo e depois pegue o ônibus Jardim Rosana. O ponto para desembarcar é no Engenho, Valo Velho.

Você pode também ir até o metrô Capão Redondo (linha 5 lilás) e pegar uma van gratuita do evento que estará durante todo o dia saindo de lá até o local do Festival.

SERVIÇO
O que?
Festival Amanhecer contra a redução SP
Quando?
15 de agosto de 2015 – sábado, a partir das 12h
Quanto?
Entrada livre
Financiamento coletivo: www.benfeitoria.com/amanhecerSP
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/834921066603516/
Inscreva seu grupo para ser uma atração do festival: http://bit.ly/1DGXRAk

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.