Por Taís Castro (Assessora de comunicação da ACHE)
A Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (ACHE), fundada em 2011, que trabalha pela difusão da cultura Hip Hop e luta por melhor qualidade de vida para jovens e adolescentes, ocupa, desde novembro de 2017, a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, localizada na Rua José Guimarães, no bairro São Sebastião, na cidade de Esteio.
Lá a ACHE desenvolve diversos projetos culturais e sociais. O imóvel foi cedido por 5 anos a Associação para ser utilizado. Desde 2017, o local tem a missão de promover atividades que incluam e incentivem crianças e adolescentes dos 12 aos 24 anos.
A Casa da Cultura Hip Hop de Esteio oferece uma série de oficinas totalmente gratuitas e com certificado e participação junto ao IFSul, de Sapucaia do Sul. Também dispõe do programa de capacitação ao mercado de trabalho e cunho social, como o ‘Hip Hop Alimentação’, que distribui cestas básicas nas vilas e bairros de baixa renda da região.
Além disto, desenvolve outras ações tais como: atendimento psicossocial com profissionais da área, acolhendo vitimas de algum tipo de violência; inclusão digital; biblioteca; quadra poliesportiva; horta comunitária com plantação coletiva e alimentos orgânicos para consumo dos associados e da comunidade em geral. Tudo voltado para a melhor qualidade de vida e formação do jovem cidadão. Um espaço aberto a visitação para toda a comunidade. O imóvel, que antes da chegada da ACHE era local de consumo de crack, hoje é um espaço de transformação na vida de muitos jovens.
Local de referência da cultura Hip Hop do estado, que oferece formação cidadã e profissional através das ações e projetos. Agora, a primeira Casa desde segmento no Estado está para fechar. Assim, a ACHE pede a ajuda de todos os Hip-Hoppers, pois precisa de apoio para o financiamento coletivo para a compra do imóvel. Contribuições poderão ser realizadas através de financiamento coletivo em breve. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail achesteio@gmail.com