Confira como foi o Projeto Estórias do Chão no Sarau da Jaú
ESPALHA --->
Texto por, Viviane Onítàn – Contadora de histórias, produtora, arte educadora e criadora do Projeto Estórias de Chão

Estórias de Chão trata-se de uma aula espetáculo onde as crianças se tornam os personagens das histórias contadas, e a partir disso tem vivências de diversas expressões artísticas da cultura afro brasileira, africana e cultura popular brasileira. Em abril de 2025 criei dentro do projeto Estórias de Chão o ‘Sarau da Jaú’. O Sarau tem como objetivo levar a possibilidade da vivência da arte e da cultura do público infantil aos moradores das periferias. A Cada mês o Sarau tem um tema, e no mês de maio o tema do Sarau que aconteceu no sábado (31/05) foi HIP-HOP!
Mais uma vez o Sarau contou com a vivência de capoeira com o monitor Suricate Quilombola, do grupo Quilombola de Luz, liderado pelo Contra Mestre Gugu Quilombola. Suricate tornou-se graduado em 2015 e há 10 anos ministra aula de capoeira. É ator, dançarino profissional e já atuou em diversos espetáculos expressivos com, Mafrika e Odara. Fez intercâmbio cultural na Alemanha, França e República Tcheca. Em Portugal ministrou Workshop e fez shows performáticos de capoeira. Ele dedica-se à capoeira e às artes co-irmãs da capoeira.

O Sarau contou também com vivência de Hip-Hop ministrada pelo grupo Pânico Brutal, que é formado pelos cantores, compositores e intérpretes Diego Soares, Negro D e Aquárius. Pânico Brutal é um grupo de Rap de grande atuação no território do Ipiranga, zona Sul de São Paulo. Formado em 1993, vem trazendo uma proposta de mudança na sociedade, através dos discursos de ativismo e militância. Atuando junto aos movimentos sociais de moradia, cultura, esporte, saúde e educação.

A vivência de Beatbox no sarau ficou por conta do Poeta Legant, que é artista arte-educador, organizador de eventos (há mais de 15 anos). Fez parte de ações culturais artísticas de impacto no estado de São Paulo como, por exemplo: Brasirima no Museu, Slam Interescolar SP, Slam doo Grito e Das Ruas paras as escolas, das escolas para as ruas. Idealizador, fundador e organizador dos eventos: Brasirima, Slampejo 3 e Já Provoca Slam.

O Sarau foi finalizado com o grupo QUE PALHAÇADA, uma companhia de palhaços que tem levado a alegria de forma voluntária pra pessoas em área de vulnerabilidade social, com a missão de acolher e transformar realidades.
O grupo foi criado pelo palhaço Dingo (William Lomba) e o palhaço Corage (Gerson Rodrigues).
O evento foi realizado na zona sul de São Paulo, na Viela Jaú (Jardim Climax) e contou com a colaboração das moradoras Bethe, Flávia e Ana, além do comércio local.
[+] Siga o Sarau no Instagram para saber mais
O próximo evento será dia 05 de julho, a partir das 16h
Sarau da Jaú em parceria com a Casa de Cultura Dona Albertina
Local – Caixa D’Água, Maurice Denis – Vila Moraes
O tema será Festa Junina e terá vivência de capoeira com o Suricate Quilombola do Grupo Quilombolas de Luz, brincadeiras com o Grupo Que Palhaçada e Viviane Onítàn
Entrada e comidas típicas gratuitas para as crianças

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião