Disciplina sobre rap em Rondônia destaca os representantes do estado em eventos nacionais

0
101

Pugga ZS irá disputar o Duelo Nacional de MCs, enquanto Uélida competirá no Slam BR. Ambos retrataram seus trabalhos na disciplina “Estratégias de Comunicação da Música Rap”

Pugga ZS e Uélida Castro abordaram suas experiências na Unir

 

A Universidade Federal de Rondônia promoveu, entre junho e outubro de 2023, a disciplina Estratégias de Comunicação da Música Rap. O último encontro desta disciplina aconteceu nesta quinta-feira (5) e teve participações de Pugga ZS e Uélida Castro. Pugga irá defender Rondônia no Duelo Nacional de MCs, enquanto Uélida participará do Slam Brasil.

A disciplina Estratégias de Comunicação da Música Rap, de caráter optativo, promoveu encontros todas as quintas-feiras, apresentando reflexões sociais, políticas e econômicas, a partir das letras de rappers de países de língua oficial portuguesa.

Os encontros alternaram exposições de temas do professor Carlos Guerra Júnior, com debates e palestras de artistas convidados/as. Ao longo do semestre, cada estudante produziu três conteúdos para mostrar o potencial educacional do rap em diferentes áreas. Os conteúdos foram: uma matéria para website, um seminário e um artigo científico, todos voltados para a música rap. Esses trabalhos foram produzidos por estudantes de quatro áreas diferentes (Jornalismo, Biblioteconomia, História e Direito) e serão publicados em sites e revistas científicas. Em um desses trabalhos científicos, os sites jornalísticos sobre a cultura Hip Hop foram destacados, havendo inclusive um destaque para o papel do Bocada Forte. O trabalho foi apresentado pela estudante Aline Araújo.

Entre junho e dezembro, a disciplina recebeu nomes experientes, como é o caso de Edjales Benício, ex-secretário de meio ambiente de Porto Velho e um dos fundadores do movimento hip hop de Rondônia; os rappers Mano André e Jhuka Andrade; o grafiteiro e socioeducador Gaspar Knypell; o apresentador de eventos de rap Jeferson Thiago “Negro Drama” e o organizador de eventos de rap e militante do Movimento dos Afestados por Barragens, João Marcos Rodrigues.

Participantes da disciplina Estratégia de Comunicação da Música Rap

Depois de ter recebido nomes experientes, a disciplina foi encerrada pelos mais jovens, Pugga ZS, de 26 anos, e Uélida Castro, de 15, para mostrar que o conhecimento produzido através das letras de rap e de poesia falada são repassados entre gerações.

Eventos nacionais dos convidados

Artistas debateram sobre a importância da ligação entre a arte e a educação

Pugga ZS (sigla para Zona Sul, região de Porto Velho) será o representante de Rondônia no Duelo Nacional de MC´s, que acontece anualmente em Belo Horizonte. O evento irá ocorrer no mês de dezembro, com data ainda a ser definida.

O Slam BR, em que Uélida irá competir, está agendado para ocorrer entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, na cidade de Itabira. A única vez que Rondônia teve um representante no Slam BR foi em 2020, quando o evento aconteceu de modo online. É a primeira vez que o estado envia representantes para uma etapa nacional do evento.

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.