Criada em 2013, em Salvador, a 3º Round – Circuito de Rima Improvisada terá sua sétima edição na capital baiana. O evento começou como um importante manifesto da cultura hip hop ao propor uma movimentação e estimular jovens negros periféricos a ter um espaço para aperfeiçoar seus talentos como rimadores, DJs ou produtores.
Salvador é a segunda capital do Brasil em número de mortes por violência. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ações culturais como a 3º Round incentiva jovens a se manifestarem pela arte e mudar suas perspectivas. Grandes nomes da música brasileira saíram da Bahia, que ainda hoje continua trazendo talentos para a cultura, inclusive para a cena hip hop, como é o caso recente do rapper Baco Exu do Blues, e do grupo Underismo, que vem ganhando destaque na cena pela sua autenticidade e talento, ambos já marcaram presença na batalha.
A 3º Round valoriza a diversidade e, por meio da música, empodera minorias. Hoje sabemos que pluralidade e representatividade não podem estar do lado de fora das manifestações culturais, e com esse pensamento há uma participação relevante das mulheres no evento.
Em seu início, a 3º Round – Circuito de Rima Improvisada foi idealizada pelo MC, design, fotógrafo e produtor cultural Cosca e a produtora Lisia Lira, e hoje conta com outra mulher na produção, Pyedra Barbosa. A batalha teve também como DJ residente Nai Sena, talvez a primeira DJ residente de uma batalha no Brasil. Da 3º Round também saiu a MC Mirapotira, a primeira e única mulher finalista no Duelo de MCs Nacional, realizada em Belo Horizonte (MG).
“As batalhas de rimas tem sido uma ferramenta de inclusão social e artística para muitos jovens de periferia, que vivem em zona de risco social e encontram na arte do improviso e cultura hip hop novas perspectivas de vida longe da estatística que estigmatiza os guetos” , afirma Pyedra.
O 3º Round – GoldenZilla, é uma edição especial da maior batalha de MCs do Norte-Nordeste. O evento marca o encerramento das atividades no ano de 2019. Em quase sete anos, a batalha dá oportunidades para a atuação de artistas negros e negras das comunidades periféricas tanto de Salvador quanto de outros municípios da Bahia.
Serviço
3º Round – Circuito de Rima Improvisada
Data: Domingo, dia 08 de dezembro de 2019
Horário: à partir das 15h
Local: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho – Salvador (BA)