#AgendaBF: Sesc São Paulo realiza a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros
ESPALHA --->
Foto: Divulgação
Entre os dias 3 e 11 de setembro, o Sesc São Paulo promove a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros. A mostra ocupa 19 unidades da capital, do interior e do litoral paulista, além do campus da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. Com uma programação diversificada e acessível, o evento apresenta 25 títulos, entre longas e curtas-metragens, além de oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa e bate-papos com profissionais do audiovisual brasileiro.
A abertura acontece no Cinesesc, no dia 3, com a pré-estreia do longa Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. O filme acompanha Dora, uma mulher em busca de uma terra misteriosa mencionada por sua mãe, em uma narrativa que atravessa memórias, afetos e deslocamentos pelo Brasil. Entre os destaques da programação estão produções como Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil, de Joel Zito Araújo; Os Afrosambas: O Brasil de Baden e Vinicius, de Emílio Domingos; Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes; Malês, de Antônio Pitanga; e Kasa Branca, de Luciano Vidigal, além de uma seleção de dez curtas produzidos em diferentes regiões do país.
A OJU não se limita às exibições. Estão programados debates que abordam a representatividade e as subjetividades negras no cinema, como o encontro com Vivi Pistache, Rosane Borges e Joyce Prado, no Sesc 24 de Maio. Também será realizada a mesa sobre produção independente, no Sesc Bauru, e uma discussão dedicada a mapear festivais e mostras de cinema negro no Brasil, com Joel Zito Araújo, Thais Scabio e Fernanda Lomba, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. A proposta é fortalecer redes, compartilhar experiências e ampliar o espaço das narrativas negras no audiovisual.
Idealizada pelo Sesc São Paulo, a Roda de Cinemas Negros valoriza a potência da criação negra e sua relevância histórica na produção cultural do país. Ao propor encontros, exibições e atividades formativas, o projeto busca reafirmar o protagonismo de artistas negros diante e atrás das câmeras, promovendo acesso gratuito em grande parte das atividades. Com isso, a OJU reforça o papel do cinema como espaço de memória, resistência e invenção de novas formas de olhar para o Brasil a partir da negritude.
SERVIÇO
>> Sesc Belenzinho
Exibição | Laços: Sessão de Curtas
Luiz Melodia – No Coração do Brasil
(Dir.: Alessandra Dorgan. BRA, 2024, 75′)
Com imagens de arquivo raras e narrado em primeira pessoa pelo próprio Melodia, o filme retraça a trajetória de um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da música brasileira, da infância no morro aos palcos.
Dia 04/9. Quinta, 19h
Grátis
Classificação indicativa: Livre
Exibição | Laços: Sessão de Curtas
O Céu Não Sabe meu Nome
(Dir.: Carol AÓ. BRA, 2024, 20′)
A história de uma neta que, ao lidar com a morte de sua avó, Preta, ressignifica suas memórias e experiências compartilhadas.
Fenda
(Dir.: Lis Paim. BRA, 2024, 24′)
Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.
Baobab
(Dir.: Bea Gerolin. BRA, 2024, 10′)
Sem conseguir terminar sua árvore genealógica para uma tarefa da escola por falta de informações, Zola vai aprender com Cícera, sua avó, que suas raízes são mais profundas do que ela imagina.
Dia 06/9. Sábado, 19h
Grátis
Classificação indicativa: Livre
Exibição | Milton Bituca Nascimento
(Dir.: Flavia Moraes. BRA, 2025, 119′)
Documentário parte da turnê de despedida de Milton Nascimento para entender a complexidade simples de sua obra e os mistérios que carrega. O filme mostra a dimensão mundial de Milton e capta a comoção que o artista provoca nos fãs.
Dia 7/9. Domingo, 16h30.
Grátis
Classificação indicativa: Livre
OJU – RODA SESC DE CINEMAS NEGROS
De 03 a 11 de setembro de 2025
Programação completa: www.sescsp.org.br/oju
Unidades da capital e Grande São Paulo: Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, Centro de Pesquisa e Formação, Pompéia, Vila Mariana e Osasco.
Unidades do interior e litoral: Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José.
Universidade Zumbi dos Palmares: Avenida Santos Dumont, 843. São Paulo – SP.
Ingressos
CineSesc – até R$10,00
Demais locais – Grátis




Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião