A Resistência do ABC Paulista | Guriz Nyack – ‘De Volta ao Jogo – EP #01 Reaja’

Capa do EP

Seguimos evitando ser pautados pelas “linhas do tempo” das redes sociais ou pelo menos apenas por elas e também por assessorias que se acostumaram a ter seus releases copiados em blogs e sites. Por aí tá cheio de sabe tudo, aqueles do tipo que você vê nas redes perguntando coisas como “alguém ai pode me indicar grupos de Rap de tal cidade?”. E assim se faz a tal “mídia do Rap”, como a Cultura Hip Hop vai muito além disso a gente segue mantendo o foco e o compromisso.

Em setembro de 2019, Guriz Nyack, que faz parte de uma das bancas mais respeitadas de SP – ex-Alquimistas e sócio-fundador da Posse Hausa – lançou um EP. O título é ‘De Volta ao Jogo’, um projeto dividido em 4 partes e a primeira é a ‘Reaja’, com 8 faixas, entre músicas, introdução e interlúdios.

Faça o download da REVISTA BF EDIÇÃO #01

Ele abre essa primeira parte com a faixa “Dojo-Kun”, onde ele faz seu juramento em uma pequena introdução para a faixa “Origens”, essa com produção do DJ Paulos (Resumo do Jazz), participações de Nego Lock (Na Mira da Rima), Victor Antunes e DJ Beto Fernandes. Uma poesia declamada e rimada onde ele conta a sua história na música e na militância, história essa que se mistura a história do Hip Hop no ABCD paulista, mais precisamente em São Bernardo do Campo. São citados fatos e nomes importantes de MCs, DJs, produtores, grupos, coletivos, personalidades negras e locais onde os encontros aconteciam. Na sequência vem a faixa que dá título ao projeto – “De volta ao jogo”, produzida por Nego Lock, música em que ele continua a sua história e rima sobre a sua força e resistência.

Em “Arquitetos”, com participação e produção de Nego Lock, ele faz mais uma demonstração de talento nas rimas e na levada, seriedade, poesia, scratches, Rap na sua essência. A faixa “Fobia”, é uma regravação, música antiga em nova versão e onde ele rima sozinho em mais uma base produzida pelo DJ Paulos, com colagens do Racionais. Essa música, se não me engano, saiu em 2003 no EP ‘Novo Time Vol.01’ e tinha a participação de Scan, Edu e Necafiedas.

Ouça no Sound Cloud

Depois de um interlúdio bem sério, sobre violência, racismo e injustiça vem uma das melhores faixas do EP, também produzida por Nego Lock. O título é “Reaja” e as participações são de Enézimo (Pau-De-Dá-Em-Doido), Preto R (Polemikaos), Hébano (Potencial 3) e Keli Rosa (Grupo Autarquia), essa merecia um vídeo. A faixa tem colagens e scratches feitos por Bruno Bap e é finalizada com mais um interlúdio, que traz falas do asno que lidera nosso atual desgoverno e também pedidos de justiça.

Obrigado Guriz e toda banca da Posse Hausa! Vocês, Aliança Negra, Força Ativa, Conceitos de Rua, Cedeca Posse e tantos outros coletivos espalhados pelo país são a verdadeira resistência!

Ouça o EP no YouTube

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.