24/01: Festival Escute Rap Nacional

0
227

ic

FESTIVAL ESCUTE RAP NACIONAL
A Festa Escute Rap Nacional já é realizada na cidade de Sorocaba/SP desde Julho de 2012, organizada de forma independente pelo coletivo Ideia Coletiva. A escolha em participar do Proac Hip Hop 2016 é para a melhoria da Festa através do investimento, sendo assim, fortalecendo mais os artistas que participam e conseguindo reduzir os custos, se tornando mais acessível ao publico final. O projeto será dividido em 4 etapas, todas em 2016, movimentando 28 artistas (Grupos/Mc’s, Graffiteiros e Dj) de 13 cidades. Os artistas convidados neste projeto são militantes da Cultura Hip Hop e fomentadores da propagação e valorização do interior paulista, sendo benéfico essa junção e troca de saberes entre diversos artistas da região e o publico.

As 4 etapas serão divididas entre os meses de Janeiro, Março, Maio e Julho, todos aos domingos, no formato de apresentações musicais e live paint de Graffiti, sendo a do mês de Julho especial em comemoração aos 4 anos de festa. O valor da entrada das 3 primeiras etapas será de R$2,00 + 1Kg de Alimento não perecível e a quarta etapa gratuita.

Compareçam, fortaleçam o movimento na sua cidade e valorizem os artistas da sua região.

Data: 24 de Janeiro – 1ª Etapa
Shows: Ingles + Zap-San + Brutais + Alerta + Samma + Dj RJay + Japão
Entrada: 2$ + 1kg de alimento
Local: Sound Bar – Av. General Osorio, 509
Cidade: Sorocaba/SP

INGLES (SJC)
Felipe Nunes Ingles, natural de São José dos Campos, vem contribuindo para o rap nacional há um bom tempo. Em 2014 anuncia o desligamento do seu primeiro grupo, Distúrbio Verbal e agora trilhar sozinho a estrada musical em busca de seu próprio desenvolvimento pessoal e artístico. Seu primeiro álbum solo “Nova Época” foi lançado em 2015 com participação de Neto (Síntese) na faixa “A Dança dos Planetas”, parceiro também em toda produção e direção musical. O disco também conta com produções de Moita, Willian Monteiro e Neomai [ESP].

ZAP SAN (SOROCABA) 
Morador de Sorocaba, no interior de São Paulo, além de MC, Zap-san também é produtor. Conheceu o rap aos 11 anos de idade. E hoje, aos 29, é uma das referência do hip-hop em sua região.Montou em Sorocaba o estúdio “Pixofio”, onde grava e produz grupos de rap locais. No momento, Zap-san acaba de finalizar seu primeiro Álbum (A Importância Disso) que tem a participação especial do mestre e pai da cultura Hip-Hop no Brasil, Nelson Triunfo e demais MC’s como Rashid, Amiri, Terra Preta, Pop Black, Lindomar 3L, Gilponês, Jean B, Paulo Brown e Carlo Rappaz. Entre outras instrumentais assinadas por grandes nomes. O álbum, além dá versão física, também está disponível para download, e tem acesso livre pelos canais do Youtube e soundcloud.

ALERTA RAP (SOROCABA)
O grupo for formado em 2008 por Bola Mc, MAP e Kina Operandi e nome do grupo Alerta Rap é uma alusão a estar sempre alerta, que mais tarde tornou uma sigla – Amigos Levando Em Rima Toda Amizade no Rap, bem como estar sempre ativo dentro do movimento. Em 2009, unindo ensaios e rimas de free-style (rimas improvisadas) o encontro entre os integrantes do grupo Bola Mc, MAP e Kina Operandi gerava letras de rap que sempre visando narrar a conservação do pensamento e ações positivas focando sempre na valorização humana e individual. A primeira apresentação oficial do grupo foi em 2010 no evento de Free-Style SuperContra, na zona norte de Sorocaba. Daí em diante foi percebida a necessidade de reformulação de bases, letras e iniciaram os estudos sobre postura de palco e sonorização. Esse período foi longo e apenas em 2011 o grupo voltou a se apresentar em vários eventos, tais esses como Castelo Fora do Eixo, Coletivo CE – Votorantim, Toca do Leão, Plaza Hall e em 2012 o grupo lançou o EP “Espalhe o Alerta Pela Cidade” e assim, aliados a divulgação pela internet, diversas oportunidades de shows surgiram em cidades como São José dos Campos, Porto Feliz, Itapetininga, Iperó, Ibiúna, Salto de Pirapora, São Roque além de Sorocaba. Em Dezembro de 2013 os integrantes do grupo unidos a produtora Magda Barbosa formaram a “Organização Barroca” junção essa de quatro jovens sorocabanos (cada qual com sua função definida) organizaram o “Natal Rap Fest” no Parque das Aguas com o intuito de levar a Cultura Hip Hop sorocabana visando arrecadação de alimentos para instituições da cidade. Devida ao destaque do grupo na região, foram convidados para participar da “Virada Cultural Paulista 2014” de Sorocaba com o “Projeto na Batida do Rap” que inclui os grupos Projeto Sarjeta, X da Questão e Márcio Brown onde abriram, entre diversos gigantes da música brasileira, shows de Graça Cunha, Grooveria e Criolo.

SAMMA (ITAPETININGA)
Danilo de Oliveira Carvalho ,conhecido como Danilo Samma nasceu em 31 de outubro de 1988 em Itapetininga/SP, iniciou a caminhada em 2008 com seu irmão Vicinais com o grupo Disparo, hoje extinto, no qual lançaram o cd intitulado Só os Loucos Entendem os Loucos. Desde 2011 segue carreira solo tentando expandir seus ideais e trabalhando fortemente no ep Cuidado com os Hóspedes. Lançou músicas com Eddy Blee da Sociedade Secreta Rap do Distrito Federal , Madness de Portugal, Madlevel da Angola e El Nayo do México. Músicas gravadas e masterizadas pelo produtor Dabliueme do Estudio Fyabomb Records e assim com a sede de um andarilho no deserto segue a vida respirando RAP…

BRUTAIS (SALTO DE PIRAPORA)
Brutais é um grupo de rap independente do interior paulista, composto por Gabriel Vianna, Lauro Anhaia de Melo (Lauro brutais) e André Lopes (André TNB), foi fundado no inicio de 2013 por Gabriel e logo em seguida com a entrada de Lauro onde se conheceram por meio de batalhas de freestyle o grupo permaneceu com essa formação, no inicio do ano de 2014 André Lopes que morava na Zona Leste de São Paulo veio a residir em Salto de Pirapora e com uma boa experiencia musical veio a participar do coletivo Brutais . O nome Brutais surgiu através de um grupo de amigos que praticavam ” Grafitte & Pixações ” na adolecência (Hoje em dia se dedicam apenas a arte da musica) não satisfeitos com o cenário musical atual resolveram criar musicas que façam com que as pessoas parem para refletir e não para as garotas rebolarem, pois é imagine só essa geração no poder? ” O tempo não vai esperar por você “, ” Faça da sua vida uma historia que fique na memoria que não possam esquecer “, ” Um pingo não é problema pra quem se molhou a vida toda ” Parece meio controverso para o nome Brutais porem suas intenções são transmitir paz através dos estímulos sonoros. Em 2015 Lançaram um projeto nas plataformas virtuais, a Mixtape ” Em meio ao caos eu busco a paz ” com 11 faixas disponíveis no canal no youtube (Aquiébrutais) e em 2016 pretendem lançar o primeiro disco físico que ja esta em andamento #ALEAJACTEST (A sorte foi lançada) . Fazem parte de uma fraternidade coletiva de MC’S “Bigodinho Crew” que foi criada por Gabriel e Lauro com a intenção de unir MCs que além de músicos são amigos para trabalhar juntos pela mesma finalidade, a expansão do Rap Nacional.

DJ RJAY XQ
Renato dos Santos iniciou sua carreira em 1995 como Dj RJay, em 1997 entra para o grupo de Rap X da Questão no qual é Dj e Produtor do grupo. Proprietário do selo e estúdio $udoeste Soul Mano ao lado de Don Berto e Messias XQ. E como Dj já tocou em vários eventos de Rap Nacional

[+] Curta a fanpage do Festival
[+] Visite o site do Idéia Coletiva

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.