06/03: Festival Escute Rap Nacional em Sorocaba/SP

0
84

12516307_923580904404562_114401631_nFESTIVAL ESCUTE RAP NACIONAL 2016

A Festa Escute Rap Nacional já é realizada na cidade de Sorocaba/SP desde Julho de 2012, organizada de forma independente pelo coletivo Ideia Coletiva. A escolha em participar do Proac Hip Hop 2016 é para a melhoria da Festa através do investimento, sendo assim, fortalecendo mais os artistas que participam e conseguindo reduzir os custos, se tornando mais acessível ao publico final.O projeto será dividido em 4 etapas, todas em 2016, movimentando 28 artistas (Grupos/Mc’s, Graffiteiros e Dj) de 13 cidades. Os artistas convidados neste projeto são militantes da Cultura Hip Hop e fomentadores da propagação e valorização do interior paulista, sendo benéfico essa junção e troca de saberes entre diversos artistas da região e o publico. As 4 etapas serão divididas entre os meses de Janeiro, Março, Maio e Julho, todos aos domingos, no formato de apresentações musicais e live paint de Graffiti, sendo a do mês de Julho especial em comemoração aos 4 anos de festa. O valor da entrada das 3 primeiras etapas será de R$2,00 + 1Kg de Alimento não perecível e a quarta etapa gratuita.

Compareçam, fortaleçam o movimento na sua cidade!Valorizem os Artistas da sua Região!

Tabata Alves (SP)
Tabata Alves MC’ do Morro Doce (Região Oeste de São Paulo) que lançar seu disco (2010) Pra Fortalecer, traz em seu rap forte influencia do rap que se expandiu pelos guetos nova-iorquinos na década de 80. Com uma característica impar na arte de rimar, aborda em suas composições assuntos do universo feminino dentro de uma sociedade que sofre transformação diante do papel que a mulher vem á conquistar depois de anos de batalha. É notória a qualidade musical que demonstra Tabata Alves em suas apresentações, utilizando-se de uma performance magistral que traz até os amantes da musica rap a sincronia perfeita entre DJ e MC, aliança que hoje reafirma a postura do HipHop como uma cultura com diversos elementos de adição.
Faça uma viajem musical dentro do mundo desta MC ouvindo o cd Pra Fortalecer e sinta o que há de mais puro dentro da musica rap que atravessa décadas fortalecendo ainda mais a raiz desta grande arvore chamada GUETTO.

Tati Botelho (SP)
TATI BOTELHO – Cria da zona sul de São Paulo, Tati Botelho (#zicadacatarina) é arteira, urbana e amante da vida. Ganhou destaque no RAP ao mandar seus versos e rimas nos circuitos de saraus e movimentos culturais da cidade. Com a voz forte e marcante, participou da música “Soul Mulher” no projeto “Poesia Samba Soul Convida ELAS”, seu primeiro trabalho audiovisual. Tati já participou de importantes eventos da música como o “Festival Percurso” na Coahb Adventista, zona sul de São Paulo, no mesmo palco que Victor da Trindade, Racionais MC’s, DJ Hum e outros grandes nomes da música. Participou também da música “Estamos de Volta”, lançada no álbum “20 de 40” da família Viela 17 e como uma das atrações no show de encerramento da turnê de 25 anos do grupo Racionais MC’s em 2014. A MC faz músicas que resgatam os valores culturais, de forma afetiva, possibilitando a transformação do ser humano, com letras engajadas no compromisso social/cultural e com certeza já colocou a Vila Santa Catarina no mapa cantando o dia-a-dia das regiões e quebradas mais próximas, e mostra a cada apresentação a importância da mulher no movimento HIP HOP.

Dj RJay XQ (Sorocaba)
Renato dos Santos iniciou sua carreira em 1995 como Dj RJay, em 1997 entra para o grupo de Rap X da Questão no qual é Dj e Produtor do grupo. Proprietário do selo e estúdio $udoeste Soul Mano ao lado de Don Berto e Messias XQ. E como Dj já tocou em vários eventos de Rap Nacional

Coró Agave (Campinas)
Menino de rua desde os 12 anos de idade, foi nesta época que Coró AgaVe descobriu o mundo da arte de rua, inspirado e motivado pelo irmão mais velho que já era envolvido com o movimento Hip Hop e já fazia graffiti, começou seus primeiros rabiscos nas paredes de Sorocaba no ano de 2001. Meados de 2003 conheceu o movimento Punk Hardcore, o qual lhe deu muito embasamento crítico/político e só reforçou suas escolhas de viver de arte, neste mesmo período conheceu a cultura dos adesivos e cartazes da arte de rua, e começou a colar lamb-lambs pela cidade. Em 2007 terminado o ensino médio e atingido a maioridade, se envolveu com Educação Social e Arte Educação como profissão, sabendo-se dos desafios que é viver de arte no Brasil; porem em 2011 decidiu investir novamente tudo que tinha em seu sonho, viver de arte, o que desde então vem batalhando. Em 2013 sai da cidade de Sorocaba para morar em Campinas com o foco de estudar, Coró foi contemplado com uma bolsa de estudos integral para estudar Artes Visuais na Puc-Campinas, aliando seus aprendizados autodidatas com técnicas, embasamentos históricos e científicos para a construção de um artista multifacetado. Hoje Coró alem das pinturas murais, pinta telas e outros suportes não convencionais com as mais diversas técnicas (óleo, acrílica, aquarela, etc), tal como grava em madeira matrizes de xilogravura, faz esculturas de modelagem e talhe; faz experimentações com fotografias de longa exposição e audiovisual, já performou e pensa nessa linguagem como um grande meio de intervenção. Fora sua produção pessoal em artes, Coró realiza projetos de curadoria e expografias, tendo já realizado alguns eventos culturais e exposições individuais e coletivas, próprias e de outros artistas. Não basta ser artista, tem que promover a arte em um país carente dela.

Suprema Corte (Salto)
O grupo Suprema Corte inaugurou sua trajetória no final de 2014, embora o curto período de existência, o grupo trás experiência de sobra. Uma junção realizada de dois extintos grupos, sendo eles Força Moral da cidade de Salto, e o Grupo 9 Milímetros da cidade de Vinhedo, este que ao longo de seu período alcansou êxitos ao expandir duas músicas na rádio 105 fm, sendo uma ate mesmo inclusa na coletânea Espaço Rap 11 (Somente os covardes merecem perder)*.
O grupo Suprema Corte vem garantindo seu espaço, entre abertura de shows de grandes nomes do rap nacional como :Edi Rock, Dexter, Conexao do Morro, Karol RC, X da Questão,Nocivo Shomon , entre outros. Com o lançamento de músicas, clipes e ate mesmo um DVD, incluindo dois clipes e três faixas musicais, alem de estar em estúdio para a produção e gravação do primeiro Disco. Com a levada bem caracterizada ao melhor estilo “quebrada”, o Suprema Corte tem um jeito próprio de fazer rap, Marginalizado, como dizem, mas sem perder a musicalidade e harmonia, fazendo músicas agradáveis a todos os gostos.

Sujeira Urbana (Sorocaba)
O grupo se formou em 2015,em um evento de Dia das Crianças no Jd. Novo Mundo,onde a ideia era mostrar a União do rap de Sorocaba,então se juntaram (GNJ,MAFIA,Victor Draw) para uma apresentação breve,cada um mostrando trabalhos a parte e participações entre eles. Após ver o impacto dessa união no palco,em trocas de ideias,resolveram escrever um som intitulado “União”,obtendo-se um resultado de peso nas ideias passadas, desde então a parceria não parou mais. Com o tempo,conversando,pensando em uma junção forte pra um projeto novo,decidiram montar um grupo, convidaram então STGA pra fechar com esse time pesado,ficou então essa junção, GNJ,MAFIA,DRAW,STGA a formação do Sujeira Urbana. Apesar de cada um ter seus trabalhos por fora,ou solo,outros em grupos fora o S.U,não impediu que o empenho viesse,junto com letras sobre a humanidade,lugar que vivemos,união dos rappers da cidade entre outras ideias botadas em práticas. Buscamos a oportunidade de mostrar o nosso novo trabalho para um novo publico e em novas casas de show. Sujeira Urbana está na cena,com intuito de propagar a cena local que esta passando por uma revolução constante,nessa junção de 6 cabeças focados num só objetivo,quebrar as barreiras através do Rap Nacional.
#RapInteriorano.

Alberto Einstein (Itu)
Alberto dos Santos Rocha Silva, conhecido como Alberto Einstein, seu nome artístico, Rapper, Compositor, Alberto Einstein nasceu em 15 de Setembro de 1989, em São Paulo, Liberdade.
Começou a viver o Rap em 1999, em Caieiras SP, aos 9 anos de idade teve contato com seu primeiro rap, a partir daquele momento, adquiriu um novo estilo de vida para si próprio. Em 2004 mudou-se para o Interior em Itu Sp, ainda se vendo como ouvinte e grande fã da musica Rap, ainda se sentia limitado e incapacitado em compor suas próprias letras.
Em 2010 já compondo suas letras, começou a por em prática suas idéia, fazendo gravações caseiras, e participar de Batalhas de Mc´s pelo região. Em 2012 foi aonde formou um grupo de rap chamado “Livremente”, assim lançando seus primeiros Trabalhos musicais pela internet, e participar de alguns shows, porém o grupo só teve um ano de vida, encerrando seu ciclo em no final de 2013. Em 2014, Alberto Einstein começou a seguir sua carreira solo, e de forma independente, lançando sua primeira musica, “Lição de vida”, e logo em seguida lançando outros trabalhos como, Inveja, Pai sem caráter, Ainda existe, e currículum na Pasta, com participações de outros artistas do interior como, Hellen Rízia, Ruan Max, e Stga, Alberto Einstein segue solo de forma independente fazendo alguns shows, já teve o privilégio de participar da Festa Escute Rap Nacional, do Projeto Idéia Coletiva, seu nome Artístico Alberto Einstein, é referente a “Albert “ em inglês, Einstein foi posto por amigos em Batalhas de Freestyle, por mandar rimas inteligentes, esse vulgo surgiu em meados de 2013. Alberto Einstein é mais um artista independente no anonimato, buscando seu espaço no cenário do Rap Nacional.

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Ideia Coletiva apresentam:

FESTIVAL ESCUTE RAP NACIONAL – 2ª Etapa (2/4)
06 de Março • A partir das 18h

Shows com:
• Tabata Alves
• Tati Botelho
• Sujeira Urbana
• Alberto Einstein
• Suprema Corte

Discotecagem:
• Dj RJay (X da Questão)

Graffiti por:
• Coró Agave

Mestre de Cerimônia:
• Ch Rapper

Entrada:
R$ 2,00 + 1kg de alimento não perecível

Informações:
www.ideiacoletiva.net

Local:
Sound Bar
Av. General Osório, 509 – Sorocaba/SP

Apoio:
• Cultura Urbana SB
• The Block Store
• Maximo do HipHop
• Walls Graffiti e Urban Shop
• Under Tattoo

•• Venda de Salgados no local
•• Banquinha com cd’s e produtos IC
•• Sorteio de Brindes durante o evento

• 4 Etapas
• + de 20 Atrações
• 13 Cidades Envolvidas

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.