ACERVO BF | Leia ou baixe gratuitamente o Fanzine Mjiba #08

1
111

Já escrevi aqui sobre a importância da verdadeira mídia alternativa na minha caminhada, falei sobre as meninas do Oro Onijá (Alê, Mara e Val, confira aqui). Ainda não consegui digitalizar nenhum dos zines delas, mas será feito. Da metade dos anos 90 até mais ou menos 2004/2005, me correspondi com diversas partes do Brasil e fiz uma troca intensa de cartas, fanzines, revistas, livros e jornais. Entre essas trocas as mais frequentes eram com as meninas do Oro Onijá e também com a criadora do Fanzine Mjiba, a jovem Elizandra Souza ou Elizandra Mjiba.

Ela não tinha ainda acesso a internet naqueles primeiros anos da virada do milênio, na verdade poucas pessoas nas periferias tinham e isso tornava a troca de cartas muito mais intensa. Elizandra hoje é uma escritora, editora e poetisa reconhecida e conhecida em nível até internacional, com livros lançados e inúmeros projetos que giram em torno de literatura e poesia. Tenho guardadas todas as cartas e fanzines desse período e a maioria dessas pessoas encontrei pessoalmente poucas vezes. Em 2020, durante a pandemia, tentei pelo menos marcar uma live com ela, mas infelizmente não foi possível por causa de sua agenda.

https://whatsapp.com/channel/0029VaAjIEB5PO11NvTucQ1p
Siga nosso canal no Whats

Quando falo da verdadeira mídia alternativa o Mjiba e sua criadora também são referência, sem seguir padrões estabelecidos pela mídia dominante, sem querer ser e nem parecer com essa mídia, a intenção era criar uma nova forma de se comunicar, valorizando e colocando no foco quem está excluído de tudo. Não achei ainda a primeira edição do zine, mas deixo aqui a edição Nº 08, um simples registro de uma época de muita sinceridade onde as sementes estavam sendo plantadas. Agradeço sempre por ter tido essa escola, mesmo sendo o caminho mais difícil, me mantenho fiel às minhas raízes.

Continuo aqui, nas trincheiras, vivendo um momento muito parecido com os primeiros anos de Bocada Forte, sem computador e mesmo assim fazendo conteúdo para a internet. Agradeço a todes do Bocada Forte, ao MC Who?! e ao Coletivo Hip-Hop Cultura de Rua pelo apoio, sem isso não conseguiria colocar esse zine aqui. Quando eu fazia fanzine, a gente colocava selos ou até mesmo uma ajuda financeira dentro das cartas, para nos ajudar pelo menos nos envios. Quem puder apoiar nosso corre de alguma forma, o PIX é imprensa@bocadaforte.com.br

Mais sobre Elizandra e seus corres
Mjiba em Ação / Insta Elizandra
Face Literatura Negra Feminina / Insta / Loja
Face Sarau das Pretas / Insta

Dei play nesse álbum na seção Novos Samples pra fazer esse post

1 comentário

  1. […] Já escrevi inúmeras vezes e já falei em muitos depoimentos sobre a importância da Revista Pode Crê! para a mídia alternativa em geral e para mim particularmente. Eu até iniciei no site a digitalização da Revista, até agora consegui fazer apenas da edição #02 (confira aqui). Uma iniciativa independente sem nenhum incentivo ou apoio público/privado, assim como todas as outras que realizamos no Bocada Forte. Tenho centenas de publicações impressas da mídia alternativa pra fazer o mesmo, você pode conferir aqui edições dos fanzines da Posse Orí e Mjiba. […]

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.