Outkast, LL Cool J, Biz Markie, Scott La Rock e o dia 27 de agosto

Todos os dias temos datas marcantes para a história do Hip Hop mundial, são aniversários, lançamentos de álbuns, singles, matérias publicadas e também falecimentos. O dia de hoje (27/08) não é diferente e destacamos aqui 4 acontecimentos marcantes.

O lançamento dos discos: ‘Mama Said Knock You Out’ (1990) do LL Cool J, ‘I Need A Haircut’ (1991) do Biz Markie e ‘ATLiens’ (1996) do Outkast. Na mesma data, em 1987, aconteceu a morte do DJ Scott La Rock.

27 de agosto de 1987

Scott La Rock e KRS One

Todos esses acontecimentos tiveram a sua importância, mas a morte do DJ Scott La Rock, parceiro do KRS One no Boogie Down Productions, é o mais importante dos 4 para a história do Hip Hop. Ele foi assassinado depois de uma briga que também envolveu D-Nice, outro integrante do BDP, com um tiro na cabeça.

Scott foi levado para hospital com vida, mas acabou falecendo na mesa de cirurgia. Sua morte entrou para a história como uma dos primeiros assassinatos de um artista conhecido do Hip Hop em que os criminosos não foram encontrados, ou melhor, não foram presos.

Na carreira de KRS One e do BDP o acontecimento foi um divisor de águas e, consequentemente, também no Hip Hop, por conta da forte influência do grupo. O BDP era considerado um grupo Gangsta, até mesmo antes desse termo ser popularizado. Com a morte de Scott, as temáticas nas letras, as atitudes e o discurso do grupo seguiram outro rumo. Incentivado pelo acontecido com seu parceiro e também pelo assassinato de um jovem em um show do BDP e do Public Enemy, KRS criou o ‘Stop The Violence Movement’.

Assista ao vídeo

A intenção era acalmar os ânimos e trabalhar pela paz nas ruas, assim o rapper convidou diversos MCs da costa leste para participar do single “Self destruction”. Participaram da música Boogie Down Productions, Stetsasonic (MC Delite, Daddy-O, Wise e Frukwan), Kool Moe Dee, MC Lyte, Doug E. Fresh, Just-Ice, Heavy D e Public Enemy (Chuck D e Flavor Flav), sem contar outros grandes MCs, DJs, B.boys, B.girls e writers que participam do vídeo. A música foi lançada em 1988, estreou em 1º lugar na “Hot Rap Songs” da Billboard, onde se manteve por 10 semanas seguidas. Em 2017, quando sua morte completou 30 anos, ele foi homenageado dando nome ao Boulevard Scott La Rock, no bairro do Bronx.

Assista ao making off do vídeo, com diversos depoimentos

27 de agosto de 1990

Capa do disco

O disco do LL Cool J, lançado pela Def Jam em 1990, deu um novo gás na carreira do MC. Seu disco anterior não tinha sido um grande sucesso, mas com esse ele se recuperou. A faixa título, com vídeo, foi um grande sucesso. Aqui no Brasil, com a chegada da MTV alguns meses depois, esse clipe foi um dos mais exibidos na programação.

O vinil chegou a ser lançado no Brasil pela CBS. O disco tem 14 faixas, muitas delas produzidas por Marley Marl, os outros singles, além de “Mama said knock you out”, são: “The Boomin’ System” “Around the Way Girl” e “6 Minutes of Pleasure”.

Assista ao vídeo


27 de agosto de 1991

Capa do disco

Em 1991, o especialista em Beat Box e, MC Biz Markie, lançou seu terceiro disco ‘I need a haircut’. Biz inovou em muitas coisas no Rap e, com este disco, mesmo sem querer, ele trouxe mais uma inovação, que não foi muito positiva. O álbum não foi um grande sucesso, mas ficou marcado por conta de um processo envolvendo direitos autorais de um sample não autorizado. Na música “Alone Again” ele utilizou um sample da música “Alone Again (Naturally)” do músico e compositor inglês Gilbert O’Sullivan. Esse foi mais um divisor de águas para o Rap, a partir daí muita gente começou a prestar mais atenção nos samples e as grandes gravadoras só lançariam músicas que tivessem uma autorização para o uso de trechos de outras músicas. Biz Markie, irreverente como sempre, deu ao seu próximo disco o título ‘All Samples Cleared!’ (todo os samples estão limpos ou claros).

Ouça o álbum completo

27 de agosto de 1996

Capa do disco

Lançado em 1996, o álbum ‘ATliens’ é o segundo do Outkast. Do primeiro disco para este foram pouco mais de dois anos de intervalo. Era necessário aproveitar o relativo sucesso e visibilidade que conseguiram com o Southernplayalisticadillacmuzik’ para não perder o ritmo. Eu particularmente gosto mais deste, eles mantiveram a parceria com os produtores da Organized Noise.

A evolução da dupla neste disco é muito grande, a musicalidade atingiu outro nível e sem deixar de lado as raízes do Rap, a grande participação do Mr. DJ em quase todas as faixas deixa isso muito claro. Muita gente esquece dos primeiros discos do Outkast por conta do sucesso mundial do ‘Speakerboxxx / The Love Below’, o mesmo acontece com o Black Eyed Peas. Este álbum é um clássico pra ouvir de ponta a ponta, talvez para os mais novos seja uma oportunidade de entender porque Andre 3000 e Big Boi, “os alienígenas de Atlanta”, tem o respeito de muita gente na música mundial.

Ouça o disco

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.