Biografia | Kurtis Blow, do Harlem para o mundo

Primeiro MC a assinar com uma grande gravadora, em 1979, Kurtis Blow é uma lenda viva do hip hop e sua história confunde-se com a da música rap

Nascido no bairro do Harlem, em 1959, Kurtis Walker, mais conhecido como KURTIS BLOW, deu seus primeiros passos na cultura hip hop ainda durante os anos 70. Dizem que seus primseiros contatos com o hip hop foi já aos 13 anos. Primeiro como dançarino de rua (breakdancer), depois como DJ, realizando apresentações em block-parties e clubes. Na época, ele usava o nome de Kool DJ Kurt. Em 1977, descobriu sua vocação para MC, mudando seu nome para Kurtis Blow. O ‘Blow’ foi uma ideia de seu produtor, Russel Simmons, que mais tarde fundaria uma das mais famosas gravadoras do hip hop, a Def Jam. Entre 77 e 78, Blow tornou-se sensação do underground, realizando apresentações no Harlem e no Bronx.

O single “Christmas Rappin‘”, lançado em 1979, pela gravadora Mercury, foi seu cartão de visita. Com este trabalho, Kurtis Blow tornou-se o primeiro artista do rap a fazer sucesso comercialmente, o que o tornou uma figura carimbada na história da cultura hip hop. Sua popularidade e carisma auxiliou decisivamente no impulsionamento da música rap no final dos anos 70, início dos anos 80. É inegável a influência do MC na pavimentação da estrada por onde passaram, logo em seguida, Grandmaster Flash e o grupo Run D.M.C.

Seu segundo single, “The Breaks“, lançado em 1980, rendeu a Blow o disco de ouro e o Top Five da Billboard. O termo é repetitivo, mas ele foi o primeiro artista do rap a receber tal certificação. Com a explosão desta música, o MC realizou turnês por todo os Estados Unidos e também em vários países. Nunca nenhum artista da cena hip hop tinha realizado tal feito. Pode-se dizer que Kurtis Blow, pela sua importância nos primórdios da cultura, foi influência certa de vários outros MCs que surgiriam nos anos seguintes. Apesar de simples nas rimas, seu flow e sua mensagem ajudaram de forma decisiva a música rap a se tornar mundialmente apreciada.

Seu primeiro álbum, também lançado em 1980, e que leva o seu próprio nome no título, chegou ao Top Ten, mesmo com o sucesso e a concorrência do clássico “Rapper’s Delight”, do Sugarhill Gang. Depois disso, vieram “Deuce” (1981), “Ego Trip” (1984), “America” (1985), “Kingdom Blow” (1986) e “Back By Popular Demand” (1988). Durante boa parte deste período, Kurtis Blow também atuou como produtor para diversos outros grupos e artistas da cena hip hop e R&B,  como o grupo Fat Boys – que tiverem praticamente todas suas produções assinadas pelo MC.

Podemos destacar ainda, como sucessos do artistas, os sons “8 Millon Stories“, com Run D.M.C. e também a clássica “If I Ruled the World“, que foi música tema do filme Krush Groove, de grande sucesso nos anos 80.

Ouça mais sucessos do rapper Kurtis Blow:

Fonte: All Music e Biography.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.