#EXCLUSIVO | Resistência: Batalha da Matrix celebra seu 10° aniversário

Uma das mais importantes batalhas de rima de São Paulo, resiste à repressão e à criminalização da cultura de rua

0
275
Celebração do 10° aniversário da Batalha da Matrix

Ocorreu no último sábado (13/5), a comemoração dos 10 anos da Batalha da Matrix. O evento, que começou às 13h, foi realizado no parque da Juventude, em São Bernardo do Campo. Na ocasião, a organização da batalha arrecadou alimentos não perecíveis, que serão doados ao projeto Cozinha Solidária.

O evento também contou com a participação das grafiteiras Nenê Surreal, Cleó e Mel Zabunov, que transmitiram ao vivo. Nos toca-discos, os DJs B8, Fino e Kaizen embalaram a festa com o melhor do R&B e muito rap.

Dexter em ação

Batalhas, arte visual, venda de livros e muito rap! Passaram pelo palco como atração especial Dexter, Nego Max, Clara Lima, e Souto MC. O público permaneceu até o final, interagindo a cada momento da festa que reuniu centenas de pessoas de várias regiões de forma pacífica, promovendo lazer e cultura.

No total, oito duplas de MCs duelaram em uma disputa acirrada, que premiou Winnit e Magrão campeões do evento.

Winnit e Magrão, os campeões do evento

Trajetória de resistência

Iniciada em meados de 2013, a Batalha da Matrix reuniu diversas pessoas e artistas no Parque da Juventude de São Bernardo do Campo.

Vale ressaltar que houve diversas tentativas de impedir a continuação da batalha desde a sua criação. Organizadores e público chegaram a denunciar a gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), por tentar boicotar o evento. Apesar da tentativa de diálogo por parte dos organizadores, por diversas vezes ocorreram episódios de repressão policial.

O encontro semanal, que retornou em abril de 2022, após dois anos sem ser realizada devido a pandemia de Covid-19, padece com a intimidação das forças de segurança do município e uma das formas de dificultar que o encontro aconteça foi uma multa aplicada contra Lucas do Vale, um dos organizadores do evento, que recebeu dois boletos de cobrança no valor de R$ 7.548,06 cada, A alegação é de que a disputa de rimas teria excedido o limite de som permitido na cidade, mesmo o evento não ocorrendo em uma área residencial.

A Batalha da Matrix, ainda assim, resiste graças aos organizadores que agregam de diversas formas, cada qual com sua função, tornando-se uma grande engrenagem, entre eles estão: Luana, Daniel Oliveira, Diogo “Rato”, Eder, Felipe TR, Lucas DoVale, Carlô, Raul Conrado, Caroline, Calado, Fini, Murilex, GZO, Bear e Hallan.

Sobre a batalha

A Batalha da Matrix ocorre todas às terças-feiras, na praça da Igreja Matriz, no centro de São Bernardo, a partir das 19h. O evento se tornou um patrimônio da cidade, promovendo lazer e cultura aos jovens da região.

Siga a Batalha nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Instagram: https://instagram.com/batalhadamatrix
Facebook: https://www.facebook.com/BatalhaDaMatrix

TODAS AS FOTOS POR MAYARA

CONFIRA COMO FOI

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.