Foram anunciados na quinta-feira (23/12) os 16 atletas da primeira Seleção Olímpica de Breaking, que irão representar o Brasil nas Olimpíadas de 2024 na França. O anúncio foi feito em uma live por Bispo SB (Street Breaker Crew) e pela B.Girl Lu (BSB Girls), respectivamente Diretor Técnico e Vice-diretora Técnica do Departamento de Breaking da CNDD (Conselho Nacional de Dança Desportiva).
Antes do anúncio eles deram algumas explicações resumidas sobre esse processo, que já vem sendo feito há algum tempo. É um momento único para o Hip Hop mundial, uma novidade que tem gerado debates e opiniões divergentes, o que é totalmente natural. Seguindo os padrões definidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e usado em todos os esportes, foram selecionados representantes masculinos e femininos. Até mesmo sobre isso, Bispo e Lu explicaram que existem discussões sendo feitas sobre essas definições.
Temos que debater, divergir, mas sempre com positividade e visando o progresso e preservação da nossa Cultura. Fazemos parte de uma Cultura marginalizada, que já enfrenta muito ódio, discriminação e preconceito, portanto o que essa seleção precisa é incentivo. É uma nova geração da dança de rua, uma geração que está escrevendo o primeiro capítulo de uma história, são personagens principais desse pioneirismo.
Confira e conheça a primeira seleção olímpica de Breaking do Brasil
Seleção Feminina – B.Girls – Drika, It’sa, Karolzinha, Maia, Mini Japa, Nathana, Pekena e Toquinha.
Seleção Masculina – B.Boys – Bart, Dinho, Flash, Kapu, Kley, Luan San, Ratin e Rato.
Em maio de 2020 conversei com o Bispo no Insta da Rádio Mixtura
[…] confirmado entre os/as atletas que irão representar o Brasil nas Olímpiadas de 2024 na França (noticiamos aqui em dezembro de 2021). Espero que todos que dizem ser Hip Hop, valorizem mais todos os outros elementos e acompanhem as […]