Mel Duarte vence campeonato internacional de poesia falada

0
145

img5

Esta foi a primeira vez que uma mulher brasileira venceu a competição na Flupp

Por Jéssica Balbino.

No último domingo (13), a poeta paulistana MEL DUARTE foi a vencedora do Rio PoetrySlam, o campeonato de poesia falada que aconteceu na Festa Literária das Periferias (Flupp) na Cidade de Deus – que comemorou 50 anos – no Rio de Janeiro (RJ). Na competição organizada em quatro chaves, em que 16 poetas de diferentes países competiram, ela conquistou a maior pontuação do júri e subiu ao pódio, seguida pelo canadense Chris Tsé, pela mexicana EdméDiosaloca e pelo italiano Sérgio Garau.

img4

Esta foi a primeira vez que uma mulher venceu a competição internacional, que é a primeira do gênero existente na América do Sul. Para Mel, participar do encontro foi incrível. “Foi uma das coisas mais fortes que vivenciei com a poesia. Estou completamente encantada com a comunidade da Cidade de Deus, que desde o início foi muito receptiva, assim como a produção da Flupp, que é muito competente. Quero voltar nos próximos anos. Esse foi o evento mais acolhedor que já participei”, disse.

Esta foi a terceira vez que o encontro aconteceu no Brasil e teve poetas de países como Cuba, Barbados, Argentina, México, Canadá, Alemanha, França, África do Sul, Quênia, Angola, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal. Paralelo ao Rio PoetrySlam, aconteceu também pela Flupp o SlamBndes, em que os vencedores foram o sergipano Allan Jones, o morador de Brasília, Kikx Santana e a moradora de São Paulo, Maurinete Lima.

Vencemos, não apenas eu, mas a poesia, as mulheres, a nossa luta, a periferia. Tenho uma gratidão imensa a todos que acompanharam, que enviaram vibrações positivas, torceram e agora celebram a nossa conquista. Os outros 15 poetas que representaram suas nações também são vencedores. A palavra falada é a campeã”, acrescentou Mel Duarte.

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.