MASP recebe exposição ‘Histórias das Mulheres: Artistas antes de 1900’

Mostra de arte aponta para novas reflexões sobre as Histórias das mulheres Artistas e a reflexão de práticas de apagamento histórico das mulheres nos registros

0
518

Exposição no MASP “Histórias das Mulheres: Artistas antes de 1900” , está aberta a visitação pública até o dia 17 de novembro

A mostra propõe reflexão sobre o processo de apagamento e a invisibilidade das mulheres na História da Arte, trazendo reflexão através do encontro de obras de diferentes partes do mundo e diferentes datações, e apresenta obras de mulheres que viveram no norte da África, nas Américas (antes e depois da colonização), na Ásia, na Europa, na Índia e no território do antigo Império Otomano. A exposição dá destaque aos dois únicos quadros de mulher que tem em sua coleção até 1900 e propõe o resgate da história da produção feminina que foi apagada da história e não foi ensinado em livros.

O encontro com essas várias precursoras — nomeadas ou anônimas, famosas e desconhecidas – convida, assim, a repensar as hierarquias da história tradicional, que costuma celebrar a arte como uma atividade de homens brancos e europeus. A singularidade das obras expostas mostram que a arte é muito maior e mais complexa do que se costuma imaginar.

Algumas mulheres são homenageadas, tendo espaço na mostra Djanira da Motta e Silva, Lina Bo Bardi, Tarsila do Amaral, Anna Bella Geiger, Leonor Antunes, Gego, Catarina Simão, Jenn Nkiru, Akosua Adoma Owusu, Laura Huertas Millán e Anna Maria Maiolino.

Acesse o site da Mostra para mais informações: https://masp.org.br/exposicoes/historias-das-mulheres

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.