Segundo reportagens publicadas no site CNN Business e no The Guardian, respectivamente na terça-feira (09) e nesta quarta-feira (10), o bilionário rapper Jay-Z é mais uma celebridade a aderir ao crescente sucesso da indústria de cannabis.
O anúncio foi feito no site e nas redes sociais da empresa californiana Caliva. De acordo com a empresa “ele vai desempenhar um papel crucial na direção criativa, nos esforços de divulgação e na estratégia para a marca”. Os planos também incluem uma parte, que podemos chamar de um trabalho social, que é ajudar pessoas que foram presas por conta da dura e até injusta luta contra a droga, que acabou encarcerando, principalmente, muitos negros nos Estados Unidos.
É uma parceria de longo prazo e vai de encontro aos objetivos de Jay-Z com o projeto lançado no inicio do ano, o Reform Alliance, que pretende tirar 1 milhão de norte-americanos das prisões ou em liberdade condicional em 5 anos. Sobre a parceria o rapper declarou – “Qualquer coisa que eu faça, eu quero fazer corretamente e no mais alto nível. Com todo o potencial da indústria de cannabis, a experiência e o espírito da Caliva fazem deles o melhor parceiro para este empreendimento.”
Jay-Z não é a primeira celebridade a seguir esse caminho, com a liberação da maconha para uso recreativo em 11 estados dos Estados Unidos, outros famosos já vem investindo nesse mercado e ao mesmo tempo servindo de “garotxs propaganda”. É o caso de Snoop Dogg, Whoopi Goldberg, Willie Nelson, entre outros.
A Caliva é uma empresa criada em 2015 e já tem entre seus produtos: flor de cannabis, juntas pré-laminadas, vaporizadores, comestíveis e loções tópicas. A empresa também já vem investindo nesse lado social, essa tem sido uma preocupação de muitas pessoas nesse ramo, por considerarem injustas a maioria das prisões.