Graffiteiro mineiro Binho Barreto lança livro Perímetro Urbano

0
1081
O ilustrador e grafiteiro Binho Barreiro. Foto: Assessoria do artista

#Graffiti
BINHO BARRETO é ilustrador, um dos pioneiros do graffiti na cidade de Belo Horizonte/MG. Atuante na arte dos muros desde 1995, Binho, assim como outros nomes do segmento, possui uma assinatura muito particular em seus trabalhos.

Parte dessa trajetória e dos registros dessa arte, que é um dos quatro elementos da cultura hip hop integram o livro PERÍMETRO URBANO, lançado recentemente. O trabalho, impresso pelo Selo Leme, da editora Impressões de Minas, foi viabilizado com uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. As imagens e textos são do próprio artista explorando, além do aspecto documental, uma faceta literária.

A publicação contou com introdução do poeta Renato Negrão. O posfácio é assinado por Laura Cohen e a quarta capa vem com uma descrição assinada pelo escritor Luiz Ruffato. O lançamento aconteceu no dia 25 de maio, no Bar La Tosqueria. Na ocasião ocorreu sessão de autógrafos, venda de livros e entrega de exemplares do financiamento.

SOBRE O LIVRO

Perímetro Urbano reúne textos, desenhos e fotografias de Binho Barreto que falam sobre sua prática com o graffiti ao longo das duas últimas décadas. A escrita é composta por pequenos contos que relatam acontecimentos inusitados ocorridos durante as grafitagens (acompanhados por imagens dos respectivos graffitis), além de poemas e reflexões sobre desenho e cidade.

MAIS SOBRE BINHO BARRETO

Binho Barreto trabalha em diversas áreas que têm o desenho como interseção. É ilustrador, professor e, desde 1995, atua cotidianamente com o graffiti. Participa de projetos interdisciplinares e desenvolve pesquisas com fotografia e processos gráficos. Mais recentemente vem se aproximando da escrita, na busca por interfaces entre palavra e imagem. É formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Nasceu em Belo Horizonte e, após temporadas em São Paulo e em Nova York, voltou a residir na capital mineira. Participou das residências artísticas Repia (em BH), RAM5 (na cidade de Altamira em Minas) e Agora ArtAction (em Bela Crkva, na Sérvia). Já expôs em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

[+] Adquira o livro Perímetro Urbano (link 1)
[+] Adquira o livro Perímetro Urbano (link 2)

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.