Faleceu nesta terça-feira (6/8), aos 88 anos, a escritora Toni Morrison. Autora de inúmeros romances, Morrison sempre relatou as experiências das mulheres negras dos Estados Unidos.
Em 1993, ela foi a primeira escritora negra a ser premiada com o Prêmio Nobel de Literatura. A Academia Sueca, responsável pelo prêmio, justificou a escolha de Toni com a seguinte declaração: “Com sua arte narrativa impregnada de força visionária e poesia, ela oferece uma pintura viva de um aspecto essencial da realidade americana”.
Seu primeiro livro “O Olho Mais Azul“, foi escrito entre 1962 e 1965 e lançado em 1970. A obra conta a história da menina Pecola Breedlove, uma criança negra vivendo nos anos 40. A criança, devido a rejeição sofrida por conta do racismo, reza todos os dias para ter olhos azuis. A história reflete a realidade da própria autora, na mesma época em que Toni viveu a sua infância.
Este livro inspirou a música “Thieves in the night“, da dupla Black Star (Mos Def e Talib Kweli). Neste Rap, os MCs reforçam a necessidade de se orgulhar de quem você é, não se esconder e não esperar a aprovação de quem lhe oprime.
A música “Thieves in the night” é um grande exemplo da luta do Rap consciente e político contra a supremacia branca.
Ouça a música