Enfim o Grammy! Academia prestará homenagem ao Public Enemy em 2020

Na foto em destaque, acima, Flavor Flav e Chuck D em ação

0
396

Por mais de 30 anos, o Public Enemy serve de verdade às pessoas com músicas inspiradoras, poderosas e evocativas. Chuck D, Flavour Flav, Professor Griff e DJ Terminator X (atualmente DJ Lord) são lendas do Hip Hop. Embora a música do grupo nunca tenha ganhado um Grammy no momento de seu lançamento, a Recording Academy continua a reconhecer o impacto do P.E.

O grupo Public Enemy. Foto: Suzie Gibbons/Redferns

Depois que “Fight The Power” (assista ao vídeo abaixo) foi adicionada ao Grammy Hall of Fame em 2018, o Public Enemy será condecorado, em 2020 ,com um Grammy Lifetime Achievement Award. Junto com eles estarão Roberta Flack, Issac Hayes, irmã Rosetta Tharpe, Iggy Pop, Chicago e John Prine.

A Recording Academy anunciou a notícia na semana passada (19 de dezembro), como parte de seus 2020 Special Merit Awards. “Nossa indústria se orgulha em prestar tributos, influenciar e, a cada ano, nós temos o privilégio de homenagear um grupo seleto de visionários cujas contribuições criativas se espalharam por toda a nossa cultura”, disse Deborah Dugan, Presidente/CEO da Recording Academy. “Nossos ganhadores do Special Merit Awards moldaram sua paixão musical em pedaços da história que continuarão a influenciar e inspirar gerações de criadores de música e amantes da música que estão por vir”.

Os quatro primeiros álbuns do Public Enemy são considerados clássicos, pois todos foram certificados em ouro ou platina e, segundo o crítico musical Robert Hilburn, em 1998, eram “o corpo de trabalho mais aclamado de todos os tempos no Hip Hop”. A estreia do grupo com “Yo! Bum Rush The Show”, foi em 1987 e marcou seu primeiro passo em direção ao estrelato. Com “It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back” (ouça abaixo), lançado em 1988, destaca o single “Don’t Believe the Hype”. Este tornou-se o primeiro álbum de Hip Hop a ser votado para “Album of the Year”.

Em 1989, o P.E. gravou “Fear Of A Black Planet”, que foi o mais bem-sucedido comercialmente de todos os álbuns do grupo. Dezesseis anos depois, em 2005, o LP foi selecionado para preservação na Biblioteca do Congresso, que incluía os singles “Welcome To The Terrordome”, “911 Is A Joke” e “Fight The Power”. Esta última é considerada uma das músicas mais populares e influentes da história do Hip Hop e serviu como música tema do filme “Do the Right Thing“, de Spike Lee.

Public Enemy é apenas o segundo grupo de Rap a ser homenageado pela The Recording Academy. O Run DMC estavam entre os primeiros homenageados em 2016. O Public Enemy será introduzido no Hall da fama do Grammy porque eles lutaram contra o poder.

De acordo com o anúncio, o Lifetime Achievement Award comemora artistas que fizeram contribuições destacadas de importância artística para o campo da gravação. A Recording Academy apresentará a premiação numa celebração que será realizada em 18 de abril de 2020, no Auditório Cívico da cidade de Pasadena.

*Via Ambrosia For Heads

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.