23/11: Duelo de MCs Nacional 2014

0
258

8138638117_d3fdf5a95e_o 2
Por: Lu Matsu

Depois de vencer as batalhas do financiamento colaborativo e da liberação do Viaduto Santa Tereza que está fechado para reforma desde janeiro de 2014, o coletivo Família de Rua confirma: vai ter Duelo de MCs Nacional 2014 no próximo domingo, dia 23 de novembro.

De volta à casa, mesmo que temporariamente, o coletivo Família de Rua promove no próximo domingo, dia 23 de novembro, às 14h, no Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte/MG, a terceira edição do Duelo de MCs Nacional.

A festa da Grande Final está garantida e MCs de oito estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo), chegam à capital mineira para disputar o título de melhor improvisador da cultura Hip Hop do Brasil que levará o prêmio de R$4.000,00 (quatro mil reais). O título duas vezes conquistados pelo MC belohorizontino Douglas Din agora será disputado pelos MCs Capanga (Uberaba – MG), Daniel ADR (Belém – PA), Koell (São Paulo – SP), Larício Gonzaga (Salvador – BA), Leoni Telles (Vitória – ES), Lodk (Rio de Janeiro – RJ), Nauí Movni (Brasília – DF), Salsi (Recife – PE).

As eliminatórias estaduais foram realizadas de forma independente nos oito estados, por parceiros locais que fortaleceram as duas edições anteriores do Duelo de MCs Nacional e este ano promoveram as seletivas que elegeram estes representantes para a Grande Final. Com formato reduzido em função da falta de patrocínio para o projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Grande Final será totalmente realizada com os recursos arrecadados por meio da plataforma Catarse, onde 521 pessoas acreditaram na proposta e fizeram sua doação totalizando R$27.000,00, (vinte e sete mil reais) para o projeto, descontados os impostos.

A celebração ainda conta com apresentação dos DJs Deivid e Sense, e shows do paraense Bruno B.O. e dos mineiros Radical Tee, ícone da das primeiras gerações do Hip Hop de BH que acaba de lançar seu primeiro disco solo, e Douglas Din, que depois de vencer as duas primeiras edições do Duelo Nacional, apresenta o show “Causa Mor” no solo sagrado do Viaduto mais cultural do Brasil. O graffiti fica por conta dos artistas Sek e Criola e a responsabilidade de analisar e julgar as batalhas fica com os MCs Dmorô e Nil Rec, todos de BH.

8141456738_0f88248a56_o
TRÊS ANOS DE DUELO DE MCS NACIONAL
O Duelo de MCs Nacional é uma realização do coletivo Família de Rua que vem reunindo em Belo Horizonte representantes do Hip Hop brasileiro para disputar o título nacional de melhor improvisador.

Realizado pela primeira vez no ano de 2012, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Duelo de MCs Nacional foi um marco para a cultura Hip Hop brasileira. Na comemoração dos cinco anos do Duelo de MCs, o Viaduto Santa Tereza foi palco de um encontro memorável de oito MCs disputando a grande final, além da apresentação de Rappin Hood e show de Emicida, que foram atrações surpresa para o público.

Em 2013 não foi diferente. A segunda edição do Duelo de MCs Nacional foi ainda maior. Contando com patrocínio por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Família de Rua realizou as eliminatórias em oito capitais brasileiras, fortaleceu parcerias nacionais e promoveu novamente um grande encontro no Viaduto Santa Tereza com show surpresa de Matéria Prima, Marechal e Rappin Hood. O MC Douglas Din, de Belo Horizonte, é hoje o bicampeão da disputa que continua.

Esta festa é um sonho realizado pelo coletivo Família de Rua e compartilhado com muitas pessoas que apostam, participam e fazem o Duelo de MCs Nacional acontecer.

QUEM SE APRESENTA NA FESTA
RADICAL TEE
O trabalho do rapper Anderson Luiz de Paula, mais conhecido como Radical Tee, integrante do lendário Retrato Radical, reflete as influências musicais vindas dos bailes dos anos 80 e 90, período em que as festas blacks realizadas nas quadras esportivas espalhadas pelos bairros da cidade reuniam multidões de jovens, oriundos das periferias e das regiões privilegiadas. As referências, portanto não poderiam ser outras: o caleidoscópio sonoro inclui rap, samba, disco, funk carioca e os demais ritmos que dialogam diretamente com a vida dos jovens moradores dos morros, vilas e favelas. O primeiro álbum solo foi produzido pelo DJ Spider, que também atua ao lado de Flávio Renegado, e conta com produções de beatmakers conhecidos do cenário Belo-horizontino como Sérgio Giffoni (Julgamento), Eazy-CDA e Enece, além das participações de alguns dos principais nomes do cenário rap da capital mineira, como Monge MC (Família de Rua), Roger Deff (Julgamento) Preto Fi e, do Rio de Janeiro, o rapper Kapella.

DOUGLAS DIN
Douglas Din é um dos grandes MCs brasileiros da atualidade. Seu caminho se confunde com a história do “Duelo de MCs”, projeto que ocupa o centro de Belo Horizonte desde 2007. Filho das batalhas que acontecem no palco do Viaduto Santa Tereza, Din já venceu dezenas de vezes o encontro de todas as sextas. Sua performance nos palcos ganhou cartaz Brasil afora e seu talento lhe garantiu, entre outros feitos, o vice campeonato da “Liga dos MCs”, em 2009, e do “Duelo Sangue B”, da MTV, em 2011, e o título de campeão do “Duelo de MC’s Nacional”, em 2012 e 2013. No início de 2014 Din lançou seu primeiro álbum cheio, intitulado “Causa Mor”. A publicação conta com a participação do coletivo Família de Rua e dos MCs Matéria Prima e Vinicin. Sérgio Giffoni responde pela produção de grande parte das faixas do disco, que também conta com as assinaturas de Coyote Beatz e DJ Cost, com quem Din divide o palco nas apresentações.

BRUNO B.O.
O compositor e MC Bruno B.O. é nascido em Belém-PA, e um dos pioneiros do Rap e do Ragga no Pará. Iniciou a carreira musical na banda de Hard Core/Rap Carmina Burana (1994-2000), onde passou a experimentar a fusão rock, rap e ragga .O momento com a banda Carmina Burana ficou registrado na clássica coletânea de rock paraense da Ná Records, “Açai Pirão” (1997). A partir de 2002, se lançou em carreira solo e já trabalhou com as bandas Alma Livre Sound System (ragga/rap), Luz de Ras (reggae) e Clã Real (rap/reggaeton). Seus mais recente feito foi o lançamento do EP “Floresta de Concreto”, publicado no final de 2013.

NA DISPUTA
Larício Gonzaga (BA)
Daniel ADR (Pará)
Naui Movni (DF)
Capanga (MG)
Koell (SP)
Lodk (RJ)
Leoni Telles (ES)
Salsi (PE)

DJS
Deivid
Sense

GRAFFITI
Criola
Sek

SHOWS
Radical Tee
Bruno BO (Pará)
Douglas Din

JURADOS
Nil Rec
Dmoro

SERVIÇO:
DUELO DE MCS NACIONAL 2014 – A GRANDE FINAL
23/11 – 14H – VIADUTO SANTA TEREZA
ENTRADA FRANCA

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.