Doc fala do 1º disco de um grupo de rap no Brasil

0
59

IMG

Conheça “Hip Rap Hop”, o primeiro disco do REGIÃO ABISSAL, marco histórico do rap brasileiro

Por Vinicius Felix para o portal Red Bull.

Quando alguém se propõe a contar a história do rap no Brasil, dificilmente você vai ouvir falar do Região Abissal” constata Athalyba, um dos vocalistas do grupo.

Ele tem razão. Quem não se aprofunda na história das origens do rap nacional provavelmente desconhece o Região Abissal, em especial a importância do seu primeiro disco, “Hip Rap Hop” (1988), um marco por ser o primeiro álbum completo de um grupo de rap no Brasil. Dê um Google aí. Não tem muito material que fale mais da história de Athalyba, DJ Giba, DJ Kri, Guzula, Bafé, Marcelo Maita e Adilson.

Mas quem sabe isso comece a mudar agora. Os dois episódios que formam o pequeno documentário “Hip Rap Hop: Região Abissal – O Primeiro Disco de um Grupo de Rap Nacional” já podem ser assistidos (veja abaixo). Com depoimentos de alguns integrantes do grupo, além das participações de Eliane Dias (empresária do Racionais), Sharylaine, Thaide, KL Jay (Racionais MCs), Nelson Triunfo, OGI, o documentário mostra como o Região foi pioneiro na produção de seus próprios beats e melodias, lidou com a resistência da gravadora em entender o som do rap e especula as razões que levaram um disco tão importante ficar muitas vezes de lado na história do gênero.

No portal da Red Bull você ainda lê uma pequena entrevista com DJ Giba e Athalyba.

Veja as duas partes do documentário:

Parte 1:

Parte 2:

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.