Clube do Berro: hip hop contra leis e reis

0
195

11138137_819675391455120_7005582662489086978_n
Continuar fazendo rap em outros horizontes, desenvolver maturidade entre amigos que crescem e ampliam sua visão da realidade, fazer acordos e concessões com a vida, entender como são feitas as relações de mercado numa cena onde a grana é escassa. Estes são desafios que muitos artistas precisam encarar depois dos primeiros discos lançados.

Foram dois anos preparando e escolhendo instrumentais, muito tempo entre rascunhos, trocas de ideias e as letras que entraram no disco “Leis e Reis”,  terceiro álbum do CLUBE DO BERRO, representante do rap da zona sul de São Paulo.

“Leis e Reis tem outras referências musicais. A gente vai vivendo, conhecendo novas coisas. A gente amadureceu, aprendemos muitas coisas sobre produção, lidamos com formas novas de mixagem”, afirma Esze de Doins, MC e produtor do Grajaú, um dos responsáveis pela produção do disco. Esze também contou com Alp Lírico e a ajuda de Gor Flow, do Procaz, na lapidação de Leis e Reis.

“Nós evoluímos, temos personalidade sonora, falamos de coisas que estão no rap em geral, mas colocamos a nossa cara. Em 2000, a gente tinha uma visão de vida, de política, mas a gente amadureceu. Leis e Reis é sobre isso, desafiar certas regras e autoridades”, conclui Esze.

Ouça o disco “Leis e Reis”:

Ao ouvir o nome Clube do Berro, as pessoas podem esperar um disco agressivo, mas Leis e Reis fala de sonhos e tretas reais dos jovens das quebradas em raps com samples de soul, R&B e funk.  Também existem passagens com referências ao rap mais pesado e alternativo, entretanto, a linha que marca sua nova fase é a dos beats densos e rimas em grooves que servem de sustentação para as histórias mais amenas dos MCs do grupo.

Gravado, mixado e masterizado no Réso Studio, Leis e Reis é uma aposta na profundidade, pois vem 25 faixas, algo que está ficando cada vez mais raro na cena rap. O time de parceiros do Clube tem Terra Preta, Hyt Xemalami, JPA Epycentro, Keila, Mano Moneys, Zig do Xangri, Waganju Projeção e DJ Wgnão.

Leis e Reis está disponível nas plataformas digitais e pode ser baixado no site da Kommente, agência parceira do Clube do Berro. “O trabalho com a Kommente é resultado dessa nova visão que temos. Também temos parceria com o Danavalha Records. Outra novidade é que a capa do CD foi feita pelo Magdiel Castro, designer gráfico que corre com a gente”, conta Esze.

[+] Baixe o disco Leis e Reis
[+] Facebook do Clube do Berro

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.