Cia do Pássaro abre inscrições para curso em São Paulo sobre a Diáspora Africana no Brasil

0
398

#AgendaBF
Estão abertas as inscrições para participar do curso “A Diáspora Africana no Brasil: entre números, biografias e a sala de aula”, que será ministrado no dia 2 de junho, na sede da Cia do Pássaro – Voo e Teatro (Rua Álvaro de Carvalho, 177 – Centro – São Paulo/SP (05 minutos do metrô Anhangabaú), pelo historiador e pesquisador Bruno Véras.

Bruno Véras, que foi Consultor de Estudos Afro-brasileiros da UNESCO em 2013, é um grande estudioso sobre a história de Mahommah Gardo Baquaqua, africano escravizado nas Américas, que foi enviado ao Brasil em um navio negreiro em 1845 e escreveu um relato de suas experiências de vida, publicado em 1854.

Esses relatos deram origem à única autobiografia escrita por um homem escravizado no Brasil de que se tem notícia até hoje: “An interesting narrative: Biography of Mahommah G. Baquaqua”, obra traduzida para a Língua Portuguesa por Véras, que junto com os pesquisadores Robert Krueger e Paul Lovejoy, coordena o Projeto Baquaqua, uma iniciativa que conta com o patrocínio e apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, da Universidade Federal de Pernambuco, da York University do Canadá, e do The Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diaspores. Trata-se de uma ação que tem o propósito de ser tanto uma ferramenta de atuação política no campo da educação e arte quanto, um espaço de debate e de construção acadêmica sobre a única obra biográfica publicada sobre um africano escravizado no Brasil (www.baquaqua.com.br).

A obra e o contato com o Projeto Baquaqua acabaram inspirando a Cia do Pássaro – Voo e Teatro a criar o espetáculo Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário,  em que Véras foi convidado a realizar a assessoria de toda a pesquisa base para este processo de criação. Quem assina a dramaturgia do espetáculo são Dawton Abranches Dione Carlos, “uma das seis autoras expoentes da nova geração de artistas que está produzindo espetáculos na Capital”, segundo a Folha de São Paulo.

A ação das parte do projeto da Cia Pássaro – Vôo e Teatro contemplado pela 6ª Edição do Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.  

Curso com Bruno Véras – “A Diáspora Africana no Brasil: entre números, biografias e a sala de aula (lei 11.645 LDB)”
Quando: 2 de junho de 2018
Horário: das 10h às 18h – Duração: 08h – Intervalo de 1h para o almoço, que será custeado pelo projeto.
Vagas: 50 (a serem preenchidas por ordem de inscrição)
Curto Gratuito
Haverá certificado de participação.

[+] Clique para mais informações

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.