Rio de Janeiro: Inscrições abertas para workshop gratuita de rap e beat

Estão abertas as inscrições para o Terra do Rap Convida! – Workshop Rap & Beat oferecido pelo Coletivo de Cultura Urbana Repprodutora. O evento gratuito ocorre no domingo, dia 25 de março, das 10 às 17 horas, no Centro de Referência da Música Arthur da Távola, na Tijuca, e contará com instrutores reconhecidos da cena hip hop carioca.

O workshop é parte da programação do Terra do Rap – Festival de Rap da Língua Portuguesa, produzido anualmente pela Repprodutora, que volta ao Rio de Janeiro após uma edição bem sucedida realizada em Lisboa, Portugal. O objetivo do evento é promover um encontro com jovens rappers e beatmakers interessados em se aprofundar nas técnicas de composição de letras e batidas, gravação, produção, finalizando com a divulgação e venda da música e a relevância das redes sociais e da interatividade para o rap.

Ao longo do dia os artistas serão orientados pelos instrutores Vinícius Terra, rapper e professor de Português e Literatura, criador do Terra do Rap, com gravações e passagens em turnês pela Europa e América do Sul e pelo beatmaker e produtor musical Goribeatzz, que já produziu beats para vários artistas do cenário nacional e álbuns elogiados pela crítica especializada. Também está escalado para participar do workshop o MC e poeta Xandy MC, campeão da 1ª Batalha Terra do Rap (competição que promoveu duelos de freestyle que mobilizou 98 competidores no Rio de Janeiro, durante a última edição do Festival). No workshop ele vai falar sobre a sua experiência no Festival Terra do Rap em Lisboa, a primeira viagem internacional de Xandy.

O Terra do Rap é um projeto que, para além de um festival, a missão é transformá-lo em uma espécie de caravana em constante movimentação; é uma forma de conhecermos e reconhecermo-nos em artistas locais e como a lusofonia está cada vez mais ativa e integrada em virtude da cultura hip hop também”, diz Vinícius Terra. “Lisboa foi prova disso. Levamos o campeão de nossa primeira batalha de MCs – Xandy Mc, jovem de 22 anos, morador da favela de Manguinhos e talentoso poeta e MC – para também vivenciar este intercâmbio. Cada vez mais precisamos nos compreender enquanto um bloco que fala a mesma língua e que está em todos os continentes”, completou.

Microfone Aberto + Pocket Show com CHS (Nectar Gang)
Às 17h, após o workshop, haverá uma ação no jardim do Centro da Música Carioca com microfone aberto para apresentações de participantes do workshop e de articuladores culturais, jovens artistas da cidade e artistas que já participaram do Festival em edições anteriores, como um reencontro nos moldes do que foi realizado na edição do Terra do Rap em Lisboa. A entrada é franca e a ideia é reunir artistas e iniciativas de cultura hip-hop de diversas regiões. CHS, membro do Nectar Gang, é uma das atrações confirmadas.

Os/As interessados(as) devem enviar um e-mail para festivalterradorap@gmail.com e solicitar um formulário que deve ser preenchido e reenviado. O Centro de Referência da Música Arthur da Távola fica na Rua Conde de Bonfim, 824, no bairro Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. O Terra do Rap Convida! – Workshop Rap & Beat é uma contrapartida sociocultural do prêmio Cultura + Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
O que: Terra Rap Convida: Workshop de Rap & Beat – Produção Literária e Musical
Quando: 25 de março (domingo), das 10h às 17h
Onde: Centro de Referência da Música Arthur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)
Evento gratuito
Inscrições através do e-mail festivalterradorap@gmail.com
Classificação 15 anos – Vagas Limitadas

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.