Professor Batista Félix lança livro ‘Hip-Hop: Cultura e Política no Contexto Paulistano’

Batista Félix. Foto: Divulgação

#AgendaBF
João Batista de Jesus Félix, professor na Universidade Federal de Tocantinópolis, doutor em Antropologia Social e Coordenador do Curso de Ciências Sociais, lança dia 26 de outubro (sexta-feira), pela Editora Appris, o livro “Hip-Hop: Cultura e Política no Contexto Paulistano“, em São Paulo.

Sinopse:
Nos anos 1990 o hip-hop passou a chamar a atenção de vários pesquisadores das Ciências Sociais voltados para as temáticas de juventude, de movimentos sociais, de relações raciais e da sociedade civil. Oriundo de Nova York e entendido como uma expressão cultural, artística e política da população afro-americana, o hip-hop tornou-se popular entre jovens majoritariamente não brancos dos grandes centros urbanos mundiais nos anos 1980. Não foi diferente em São Paulo. Dividido entre quatro elementos – MC, DJ, B-Bo e Grafitti –, o hip-hop passou a ser identificado como uma forma de expressão que dava voz, à época, à incipiente “juventude periférica” local. O livro que você tem em mãos é fruto de uma tese de doutoramento em Antropologia Social, defendida na Universidade de São Paulo, no ano de 2006, por João Batista de Jesus Felix, antropólogo e professor da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Lá se vão 12 anos e muitas mudanças ocorreram no campo de estudos da juventude, das relações raciais e da antropologia das populações afro-brasileiras. Entretanto o texto de Hip-Hop: cultura e política no contexto paulistano mantém a sua atualidade. Félix busca em seu livro fornecer uma visão ampla dessa manifestação cultural na cidade de São Paulo. Diferentemente do que se vinha realizando em pesquisas anteriores, o pesquisador explicita as várias formas de interpretação do que seria o hip-hop na cidade de São Paulo e como a dicotomia entre política e cultura torna-se central no debate instaurado entre os adeptos dessa prática cultural dos anos 2000.

Serviço:
O que: Lançamento livro “Hip-Hop: Cultura e Política no Contexto Paulistano” (Editora Appris)”, de João Batista de Jesus Félix
Quando: dia 26 de outubro (sexta-feira), às 19h
Onde: Sindicato dos Professores – APEOESP (Praça da República, 282 – São Paulo/SP)

[+] Saiba mais sobre o trabalho de Batista Félix, clique aqui

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.