Memória BF | DJ KL Jay na ‘Rotação 33’

POR GIL SOUZA*

O DJ é o maestro da cultura hip hop. É ele que faz a trilha sonora para B-Boys, Grafiteiros e MCs. Ele é responsável pela propagação da cultura hip hop através dos discos de vinil. Os DJs surgiram muito antes da cultura hip hop, mas foram os DJs do hip hop que revolucionaram e transformaram o ato de discotecar em uma arte, cheia de técnicas, criatividade e inovações, que até hoje influenciam novos DJs.

Com todo esse poder, literalmente nas mãos, eles passaram a gravar os seus sets em fitas cassete, que eram vendidas ou distribuídas nas festas, nas rodas de rua e também em lojas especializadas. Essas fitas são as mixtapes (fitas mixadas), que permitem diversas possibilidades. O DJ pode mixar músicas de apenas um artista, pode misturar vários estilos, pode convidar MCs pra rimarem em cima de instrumentais mixados pelo DJ, gravar apenas sua performance… Enfim, as possibilidades variam de acordo com a criatividade.

Foi isso que um dos DJs mais conhecidos e um dos melhores do nosso país fez no seu segundo disco solo. No trampo “FITA MIXADA – ROTAÇÃO 33“, DJ KL JAY conseguiu resgatar a essência das mixtapes, juntando num trabalho as músicas dos maiores MCs e grupos do país, com a participação de novos nomes do rap brasileiro.

Já na abertura do disco, um trecho de show do Racionais com Mano Brown e Edi Rock rimando e chamando o “maestro” dessa obra, em seguida a faixa “Bem pior” do primeiro disco do rapper Xis (“Seja como for”), lançado pela 4P. Continuando com os clássicos do Rap brasileiro, com scratches, back to backs e literalmente brincando com as batidas ele vai de Xis para Sabotage, RZO e SP Funk com “Enxame”.

Daí seguem MV Bill (“Só mais um maluco”), Racionais (“Otus 500”), GOG (“É o crime”) e aí chega a primeira participação. MC Gaspar (Z´África Brasil) é o primeiro a rimar, aproveitando o instrumental do 509-E e a chamada de Dexter na faixa “Só quem é”. Uma rima rápida, para na seqüência entrar Max B.O.

KL Jay e De Leve no lançamento de ‘Rotação 33’

Um breque nas participações e o DJ solta a faixa “Se tu lutas tu conquistas” do S.N.J, mas já no primeiro refrão ele aproveita a frase “Fé em Deus…” e solta mais uma do Racionais, dessa vez “Vida loka parte 1”. Alguns versos de Brown e voltam as participações, dessa vez o Rio de Janeiro e Brasília são representados por Aori e Lívia Cruz. Aproveitando a faixa instrumental “Umbutu”, feita por Parteum e lançada em vinil, KL Jay faz uma rima entre as participações de Parteum e Kamau. Por alguns minutos a brincadeira com as batidas continua, até que vem a faixa do grupo Rota de Colisão (“Din Din Don 2000”), perfeita para as rimas do grupo Andrômeda. Pra finalizar o disco, uma faixa um tanto inesperada e uma surpresa, De Leve com “Essa é pros amigos”, na introdução ele usou o refrão da faixa “Amigos” de Slim Rimografia e por fim os agradecimentos do DJ à todos que participaram, cantando e cedendo as músicas e instrumentais usados.

Essa é a mixtape de um dos melhores DJs do país, ele conseguiu colocar em um disco todos os grandes nomes do rap brasileiro nos últimos 10 anos. Muitos nomes presentes nesse disco, também estavam presentes no disco duplo lançado por ele em 2004 (“Equilíbrio”). Alguns foram convidados e tiveram as vozes e músicas manipuladas por Kléber, outros tiveram o prazer de rimar no estúdio em cima de músicas consagradas por grandes nomes do nosso rap. Parabéns KL Jay, por resgatar as mix tapes feitas por DJs, para manter a essência é preciso talento e criatividade.

Tracklist:
01. Introdução (Ao Vivo em POA) – Racionais
02. Bem Pior – Xis
03. Enxame – SP Funk
04. Só + 1 Maluco – MV Bill
05. Track 5
06. É o Crime – GOG
07. Uh Barato é Louco – 509-E
08. O qui Progresso – Gaspar (Z’África Brasil)
09. Eu Não Sou Rei – Max B.O
10. Se Tu Lutas, Tu Conquistas – SNJ
11. Vida Loka – Racionais
12. Noite Brutal / Um Novo Dia – Aori e Livia Cruz
13. Tribal Parte 1 – KL Jay e Kamau
14. Track 14
15. Caminho Certo (Din Din Don) – Rota de Colisão
16. Do Crossfader ao Microfone de Aço – Andromeda
17. Amigos (Acapela) – Slim Rimografia
18. Essa é Prus Amigo – De Leve
19. Humilde Mas Ligeiro – Maloka S/A
20. Firme e Forte – max musicamente
21. Som Pras Pistas – Otimistas
22. Mel e Dendê – Livia Cruz
23. Vida Vadia – Costa & Costa
24. ½ Índio ½ Preto – Os Camaradas
25. Bola de Meia – Potencial 3
26. Insônia – Turma do Bairro

Ouça a mixtape “Fita Mixada – Rotação 33” na íntegra:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.